Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento

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Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento

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Title: Tornar-se líder: uma reconstrução das trajetórias desenvolvimentais de líderes de organizações intensivas em conhecimento
Author: Esper, Aulina Judith Folle
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento de líderes de Organizações Intensivas em Conhecimento (OICs). O interesse pelo tema surgiu da carência de estudos empíricos sobre a trajetória desenvolvimental de líderes nas organizações em geral e, mais especificamente, da carência de pesquisas sobre o desenvolvimento de líderes em OICs. A metodologia utilizada foi baseada no discurso interpretativo, a partir de um design qualitativo, e orientada pela abordagem da pesquisa narrativa. Foram entrevistados oito líderes vinculados a três OICs localizadas no município de Florianópolis (SC). Os entrevistados atuam há mais de dez anos como líderes em OICs e relataram as suas histórias de vida. A partir da coleta dos dados e de sua análise, verificou-se um processo de autodesenvolvimento que ocorre por meio da aprendizagem formal e informal. As formas de desenvolvimento verificadas foram integradas a um modelo que se propôs a explicar o processo de desenvolvimento de líderes de OICs. Neste modelo, o processo de desenvolvimento ocorre a partir da autorreflexão, em que a pessoa constrói a sua identidade de líder. Este processo pode envolver o autodesenvolvimento por ajuste ou reação, ou o autodesenvolvimento planejado pelos líderes. O desenvolvimento também pode ocorrer sob a influência de fatores ambientais (autoexperimentação, pessoas de referência e pontos de virada) e de diversas estratégias de desenvolvimento de líderes (coaching, mentoring, participação em programas de desenvolvimento e em MBAs, além de processos terapêuticos e métodos de feedback, troca de experiências). Ao fim da pesquisa, apresentou-se uma discussão sobre de que maneira o modelo proposto integra os três níveis de profundidade do processo de desenvolvimento de líderes (habilidades, identidade e autorregulação e desenvolvimento de adultos).Abstract: This research aimed at understanding the leader development process in Knowledge-Intensive Organizations (KIOs). The interest in the topic arises both from the lack of empirical studies on the developmental trajectories of leaders in organizations in general and, more specifically, the lack of research on leader?s development in KIOs. The methodology used was based on interpretative discourse was developed, based on a qualitative design and guided by the narrative research approach. Eight leaders from three KIOs located in the municipality of Florianópolis/SC were interviewed. Respondents have worked for more than ten years as leaders of KIOs and have reported their life stories. From the data collection and its analysis it was verified a self-development process, that happens by using formal and informal learning approaches. The development forms verified would integrated into a model that aims to explain the process of development of KIO leaders. In the proposed model in this research, the development process occurs through self-reflection, in which the person builds his/her identity as a leader. This process of self-reflection may involve leader?s self-development by adjustment or reaction, or planned self-development. The development may happen also under the influence of environmental factors (self-experimentation, reference persons and turning points) and by diverse leader development strategies (coaching, mentoring, participation in development programs and MBAs, therapy, feedback methods, experiences exchanging). At the end of the research, we discuss about how the proposed model integrates the three levels of depth of the process of leader development (skills, identity and self-regulation and adult development).
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219580
Date: 2020


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