Experiências "anômalas" de alunos de um curso de pós-graduação: uma interpretação a partir da biologia do conhecer

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Experiências "anômalas" de alunos de um curso de pós-graduação: uma interpretação a partir da biologia do conhecer

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Title: Experiências "anômalas" de alunos de um curso de pós-graduação: uma interpretação a partir da biologia do conhecer
Author: Figueira, Jussara Paraná Sanches
Abstract: Esta tese de doutorado é uma análise interpretativista das experiências ?anômalas? de alunos de um curso de pós-graduação, a partir do ponto de vista da Biologia do Conhecer (MATURANA, 1997, 2001, 2005, 2014a, 2014b, MATURANA; VARELA, 2003, 2011, MATURANA; PÖRKSEN, 2004), no nível do indivíduo; relaciona o campo de estudo dessas experiências ao campo de estudo do conhecimento. Tem como proposição a ideia de que, sob o ponto de vista da Biologia do Conhecer, experiências ?anômalas? de alunos de um curso de pós-graduação podem ser interpretadas como experiências de conhecimento. Constam na tese as delimitações da pesquisa; a contextualização teórica do tema; e os motivos de aderência da pesquisa ao Programa EGC. Os objetivos específicos foram traçar uma fenomenologia geral das experiências ?anômalas? relatadas; identificar e compreender as características dessas experiências; e compreender de que modo essas experiências podem ser interpretadas como experiências de conhecimento. Foram aceitos como informantes 8 alunos do curso de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina - EGC, a partir de 2016, que afirmaram ter vivido algum tipo de experiência ?anômala?, e que quiseram participar voluntariamente do estudo. Os dados foram levantados de acordo com o método da pesquisa qualitativa básica, através de entrevistas não estruturadas, em profundidade, e analisados através de análise temática, informada pela Biologia do Conhecer. A partir dos temas encontrados, os resultados foram discutidos em capítulos: o observador e a experiência; a explicação e a experiência; os domínios cognoscitivos e a explicação da experiência; a objetividade na experiência e o conflito de realidades; a objetividade ?entre parênteses? e a resolução do conflito; a razão e a emoção na experiência; o amor e o conhecimento na experiência; e a experiência ?anômala? e a criação de conhecimento. A conclusão foi a de que os relatos das experiências ?anômalas? analisados, dentro de seu domínio de ações, são descrições explicativas perceptuais de natureza e de criação objetivas, verdadeiras, válidas, reais, e, principalmente, amorosas, racionais, desejáveis, e de valor cognitivo para aqueles que as vivem. A tese propõe que esse tipo de experiência possa ser compreendido dentro de um paradigma de objetividade ?entre parênteses?, e nomeado pela ciência sem o estigma da anormalidade ou da excepcionalidade, mas como um tipo de experiência corriqueira de percepção, criação de realidades e de conhecimento, assim como são tantos outros tipos de experiências de fundamentação amorosa da esfera da existência humana. Também foram feitas sugestões para futuras pesquisas.Abstract: This thesis is an interpretative analysis of ?anomalous? experiences of post-graduate students, from the standpoint of the Biology of Knowledge (MATURANA, 1997, 2001, 2005, 2014a, 2014b, MATURANA; VARELA, 2003, 2011, MATURANA; PÖRKSEN, 2004), at individual level; it links the field of study of these experiences to the field of study of knowledge. It proposes the idea that, under the stanpoint of the Biology of Knowledge, post-graduate students ?anomalous? experiences can be interpreted as knowledge experiences. In this thesis are included: research delimitations; the theoretical contextualization of the theme; and the reasons why this research adheres to the EGC Program. The specific aims were to define a gereral phenomenology of the reported ?anomalous? experiences; identify and understand the caractheristics of these experiences; and understand in which way these experiences can be interpreted as knowledge experiences. As informants were accepted 8 pos-graduate students in Engeneering and Knowledge Management, at Federal University of Santa Catarina ? EGC, from 2016, who stated to have undergone some type of ?anomalous? experience, and who wished to participate voluntarily in the research. The data were obtained following the method of the basic qualitative study, through non-structured interviews, in depth, and analysed through thematic analysis, informed by the Biology of Knowledge. On the basis of the emerged themes, the results were discussed in chapters: the observer and the experience; the explanation and the experience; the cognitive domains and the explanation of experience; the objectivity in the experience and the conflict of realities; the ?between brackets? objectivity and the conflict resolution; reason and emotion in the experience; love and knowledge in the experience; and the ?anomalous? experience and knowledge creation. The conclusion was that the analised ?anomalous? experiences reports, within their action domain, are explanatory perceptual descriptions whose nature and creation are objective, truthful, valid, real, and, mainly, loving, rational, desirable, and with cognitive value. This thesis proposes that this type of experience should be understood within a paradigm of ?between brackets? objectivity, and named by science without the stigma of abnormality or of exceptionality, but as a type of everyday perceptual experience, creation of realities and of knowledge, similar to many all the types of experiences with loving foundation in the realm of human existence. Suggestions for future research were also included.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219560
Date: 2020


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