A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica

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A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica

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Título: A produção do jornal escolar e o jornalismo independente: ensino e aprendizagem de língua portuguesa em uma perspectiva crítica
Autor: Rempel, Gabriela
Resumo: O processo de produção de um jornal escolar pela via do jornalismo independente e sua relação com o ensino e a aprendizagem críticos de Língua Portuguesa é o tema desta tese. A pesquisa procura contribuir para o desenvolvimento de possibilidades de trabalho pedagógico com os gêneros da esfera jornalística para além daquelas possibilidades postuladas pela mídia dominante. Entende-se que tais gêneros precisam ser pensados por distintas vias na escola para que se solidifique um ensino crítico do texto jornalístico, que busque por meio de diferentes práticas sociais e gêneros discursivos desvelar as relações de poder presentes na esfera do jornalismo. Assim, a pesquisa aqui relatada objetivou analisar o processo de produção de um jornal escolar desenvolvido a partir do jornalismo independente em uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual da rede pública de Florianópolis. O estudo se guiou pela seguinte questão: ?como um jornal escolar produzido a partir do jornalismo independente pode favorecer uma experiência de ensino e aprendizagem crítica de Língua Portuguesa??. O conceito de transitividade, ou consciência crítica, é tomado a partir de Freire (1967) e pode ser entendido como uma forma de educação dialogal e ativa, voltada para a responsividade social e política. A presente pesquisa tem como embasamento teórico-metodológico a Análise Crítica de Gênero (ACG) (BONINI, 2010; 2013; 2017), aporte que promove uma investigação crítica de gêneros do discurso a fim de elucidar de que maneira os gêneros, como os midiáticos, são mobilizados para legitimar discursos particulares e representações ideológicas, segundo interesses de instituições e grupos (RECHETNICOU; LIMA; BONINI, 2016). Para tanto, nessa abordagem são considerados: os gêneros discursivos como as formas relativamente estáveis do enunciado (BAKHTIN, 1997 [1952/53]); as práticas sociais como formas habituais de agir no mundo (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003); e a transitividade crítica (FREIRE, 1967) como forma de constituição da consciência social e política. A orientação etnográfica e a Pesquisa Participante (PP) foram eleitas como metodologias do estudo em questão. Como resultados, foram levantados indicativos que permitem apontar um deslocamento da transitividade das/dos estudantes durante as atividades de produção do jornal escolar. Também pode ser observado que o jornal escolar inspirado pelo jornalismo independente e não dominante favorece uma formação crítica de mundo. Conclui-se ainda que a colaboração entre jornais independentes e a escola viabiliza experiências significativas para alunos e alunas em termos de educação crítica.</br>Abstract: The theme of this thesis is the production process of a school newspaper from the independent journalism perspective and its relation with critical process of teaching and learning Portuguese language. The research aims to contribute to the development of possibilities of pedagogical practices using journalistic genres different from ordinary genres postulated by mainstream media. Such genres can be formulated by other perspectives in school context to solidify a critical teaching of journalist text. This can be achieved by the revelation of power relations present in journalistic sphere, social practices and discursive genres. The aim of this research is to analyze the production process of a school newspaper developed from independent journalism perspective in a class in the final years of elementary school of a public school in Florianópolis city, in Brazil. The study was guided by the following question: \"how can a school newspaper produced from independent journalism favor a critical teaching and learning experience in the Portuguese language?? The concept of transitivity, or critical awareness, is based on Freire (1967) and can be understood as a form of dialogical and active education focused on social and political responsibility. This thesis is based on Critical Genre Analysis (CGA) (BONINI, 2010; 2013; 2017), a theoretical and methodological approach which promotes critical investigation of discourse genres in order to elucidate how genres, such as the mediatic ones, are mobilized to legitimize private discourse and ideological representations, according to institutions and groups interests (RECHETNICOU; LIMA; BONINI, 2016). Therefore, this approach articulates the concepts of: discursive genre as relatively stable forms of enunciation (BAKHTIN, 1997 [1952/53]); social practices as usual forms of action in the world (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003); and critical transitivity (FREIRE, 1967) as a way to constitute social and political consciousness. Ethnography and Participatory Research (PR) were taken as methodologies of the study. Results indicate a transitivity shift of students? texts during the text production activities for the school newspaper. In addition, the school newspaper modeled by independent and non-dominant journalism favors a critical formation of world view. Moreover, the collaboration between independent newspapers and school enables significant experiences for students in terms of critical education.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219540
Data: 2020


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