O texto de divulgação científica nas aulas de língua portuguesa: contribuições e desafios para a produção textual dos alunos do ensino fundamental

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O texto de divulgação científica nas aulas de língua portuguesa: contribuições e desafios para a produção textual dos alunos do ensino fundamental

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Title: O texto de divulgação científica nas aulas de língua portuguesa: contribuições e desafios para a produção textual dos alunos do ensino fundamental
Author: Silva, Maria Denize Carniel da
Abstract: Esta pesquisa-ação visou contribuir para o desenvolvimento da competência da produção textual dos discentes do ensino fundamental final, nas aulas de Língua Portuguesa. A partir especificamente do gênero do discurso divulgação científica buscou propiciar aos alunos atividades pedagógicas voltadas ao dizer da ciência em termos de divulgação científica, demonstrando cuidado no tratamento das informações bem como na forma de sua enunciação. Como objetivos específicos, foram eleitos os seguintes: a) elaborar atividades pedagógicas de leitura e escrita do gênero divulgação científica com temas relacionados a questões sociais apontadas pelos alunos como sendo de seus interesses; b) desenvolver um olhar crítico sobre as questões sociais no contexto onde vivem. A fundamentação teórica ancorou-se nas contribuições do Círculo de Bakhtin (2018 [1929], 1997 [1979]) em relação ao entendimento da língua(gem) como interação, conceito de enunciado, considerações da palavra alheia e os gêneros do discurso, como também nas de Geraldi (2013 [1991], 2012 [1981]), e de Britto (1997) para refletir a respeito da linguagem e do ensino de Língua Portuguesa, de Kleiman (1995, 2000, 2007) para explicar as perspectivas de Letramento, de Halté (2008 [1998]) para abordar a Elaboração Didática, entre outros autores que dedicam seus estudos ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e aos gêneros do discurso como Grillo (2006, 2008), Zamboni (1997), Coracini (1991), Rodrigues (2001). A investigação configurou-se metodologicamente na pesquisa-ação, apresentada por Andaloussi (2004). No desenvolvimento das atividades propostas, os alunos-participantes leram e pesquisaram em revistas, sites e livro didático adotado pela escola textos de divulgação científica para que, posteriormente embasados nas atividades desenvolvidas com esses textos e nas pesquisas realizadas por eles com a orientação da professora-pesquisadora, produzissem seus próprios textos. Após a reescrita dos textos, as análises foram orientadas pelas contribuições teóricas adotadas. O trabalho com textos de divulgação científica, em relação aos alunos: a) propiciou um aprendizado mais envolvente e b) evidenciou a prática da cópia e a não indicação da fala alheia nas produções textuais de divulgação científica; ao professor: a) indicou a necessidade de investimento para que possa desenvolver atividades envolventes e de longo prazo de aplicação com o devido aprofundamento teórico sobre o fenômeno língua(gem)-discurso e b) apresentou-se como uma maneira desafiante de instigar os alunos e a si próprio nas atividades das aulas de Língua Portuguesa.Abstract: This action research aimed to contribute to the development of the competence of textual production of students of the final basic education, in Portuguese language classes. Through specifically of the discourse genre scientific dissemination aimed to provide students with pedagogical activities focused on science in terms of scientific dissemination, showing attention in the treatment of information as well as in the form of its enunciation. As specific objectives, the following were elected. a) to elaborate pedagogical activities of reading and writing of the scientific dissemination genre with themes related to social issues pointed out by the students as being of their interests; b) to develop a critical view at social issues in the context where they live. The theoretical basis was anchored in the contributions of the Bakhtin Circle (2018 [1929], 1997 [1979) in relation to the understanding of language as interaction, concept of enunciation, considerations of the word of others and the discourse genres, as well as those of Geraldi (2013 [1991], 2012 [1981] ), Britto (1997) to reflect on the language and the teaching of Portuguese, by Kleiman (1995, 2000, 2007) to explain the perspectives of Literacy, by Halté (2008 [1998]) for approach the Didactic Elaboration, among other authors who dedicate their studies to teaching and learning of Portuguese language and to discourse genres such as Grillo (2006, 2008), Zamboni (1997), Coracini (1991) and Rodrigues (2001). The research was configured methodologically in the action research, presented by Andaloussi (2004). In the development of the proposed activities, the participating students read and researched in magazines, websites and the textbook adopted by the school texts of scientific dissemination so that, subsequently based on the activities developed with these texts and on the research carried out by them with the guidance of the teacher-researcher, produce their own texts. After the rewriting of the texts, the analyzes were guided by the theoretical contributions adopted. The work with scientific dissemination texts, in relation to students: a) provided a more engaging learning and b) evidenced the practice of copying and the non-e; to the teacher: a) indicated the need for investment so that he can develop engaging and long-term application activities with due theoretical deepening on the language-discourse phenomenon and b) presented itself as a challenging way of instigating students anindication of others' discourse in the textual production of scientific dissemination genrd himself in the activities of the Portuguese language classes.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219393
Date: 2020


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