Title: | Competências e habilidades para eventos de inovação de curta duração |
Author: | Hamad, Aldrwin Farias |
Abstract: |
Eventos de inovação de curta duração também denominados (Time-bounded collaborative events) tais como os hackathons, Startup weekend, dentre outros, estão se tornando muito populares nos últimos anos. Este trabalho objetiva responder à pergunta: Quais habilidades e competências para inovação são as mais importantes nos eventos de inovação de curta duração? A revisão de literatura, abordando o estado da arte sobre os assuntos que embasam esta tese, como: conhecimento, gestão da inovação, aprendizagem da inovação, ecossistemas de inovação, eventos de inovação (incluindo os de curta duração), hackathons e sua estrutura, conceitos de competência, competência para inovação e modelos de competência para inovação apontou uma lacuna relacionada com a correlação das competências de inovação e os eventos de curta duração. Os achados foram comparados com os modelos de inovação existentes identificando as principais competências para inovação em eventos de curta duração com sendo: Pensamento Sistêmico, Criatividade, Pensamento Crítico, Iniciativa, Rede de Relacionamento (Network), Comunicação, Trabalho Em Equipe, Técnica. Foi desenvolvido um modelo de medição de importância das habilidades e competências para inovação em eventos de curta duração baseado nas diferentes habilidades agrupadas para cada competência. Foram aplicados questionários para 18 especialistas e em três eventos de inovação de curta duração (Hackathons) obtendo 83 respostas dos participantes, visando conhecer quais eram as competências e habilidades percebidas como mais importantes em eventos como Hackathons. Para identificar e hierarquizá-las foi desenvolvido algoritmo de análise dos dados que aplica técnicas de análise multivariada e correlaciona as habilidades dentro de cada competência estabelecida. O resultado foi um ranking comparativo entre especialistas e participantes que ressaltou divergências e convergências na percepção de importância de cada habilidade. As habilidades de cada respondente foi comparada com os especialistas e foram identificadas as convergências e divergências de percepção de importância de competências e habilidades. O trabalho apresenta ao final um framework de competências e habilidades necessárias para que os organizadores e participantes desses eventos possam obter resultados melhores na organização de eventos futuros, construir exercícios específicos para os grupos participantes, aprimorar a experiência dos participantes com eventos complementares e suplementares para geração de competências, selecionar de modo mais eficiente os participantes dos eventos, promover no ambiente educacional/acadêmico as competências identificadas. Atrair participantes que possuam competências faltantes em determinadas áreas e assim enriquecer e diversificar os grupos. O resultado permite dar subsídios aos organizadores de eventos para melhorar a qualidade e o desempenho dos mesmos. Abstract: Time-bounded collaborative innovation events such as hackathons, Startup weekend, among others, are becoming very popular in recent years. This work aims to answer the question: What skills and competencies for innovation are the most important in short-term innovation events? The literature review, addressing the state of the art on the subjects that support this thesis, such as: knowledge, innovation management, innovation learning, innovation ecosystems, innovation events (including short-term ones), hackathons and their structure, competence concepts, competence for innovation and competence models for innovation pointed to a gap related to the correlation of innovation competences and short-term events. The findings were compared with the existing innovation models, identifying the main competencies for innovation in short-term events, such as: Systemic Thinking, Creativity, Critical Thinking, Initiative, Network, Communication, Teamwork, Technique. A model for measuring the importance of skills and competencies for innovation in short-term events was developed based on the different skills grouped for each competency. Questionnaires were applied to 18 specialists and in three short-term innovation events (Hackathons), obtaining 83 responses from participants, in order to find out which competences and skills were perceived as most important in events like Hackathons. To identify and rank them, a data analysis algorithm was developed that applies multivariate analysis techniques and correlates skills within each established competency. The result was a comparative ranking between experts and participants that highlighted divergences and convergences in the perception of the importance of each skill. The skills of each respondent were compared with the experts and the convergences and divergences of perceived importance of competences and skills were identified. At the end, the work presents a framework of competencies and skills necessary for the organizers and participants of these events to obtain better results in the organization of future events, to build specific exercises for the participating groups, to improve the experience of the participants with complementary and supplementary events for generation. competencies, select event participants more efficiently, promote the identified competencies in the educational / academic environment. Attract participants who lack skills in certain areas and thus enrich and diversify groups. The result allows subsidies to be given to event organizers to improve their quality and performance. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219388 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEGC0661-T.pdf | 6.305Mb |
View/ |