O Brasil do cinema nacional no ensino de história

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O Brasil do cinema nacional no ensino de história

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Otto, Clarícia
dc.contributor.author Souza, Diogo Matheus de
dc.date.accessioned 2021-01-14T18:07:07Z
dc.date.available 2021-01-14T18:07:07Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 370889
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219281
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract A temática desta pesquisa está centrada no cinema nacional e no campo do ensino de história. Emerge dos debates proporcionados pela criação da Lei 13.006/2014, que determina a exibição de filmes de produção nacional em todas as escolas de educação básica do país por, no mínimo, duas horas mensais. O principal objetivo é compreender as memórias, experiências e apropriações de cinco docentes de história do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, relacionadas ao cinema nacional, seja como espectadores/as, historiadores/as e professores/as de história. Na esteira de suas memórias, identifica também as suas percepções acerca do ensino de história do Brasil na atualidade, especialmente, no que diz respeito ao tratamento dado às memórias e às identidades. Assim, as narrativas, resultantes das entrevistas com os/as referidos/as docentes, e as produções audiovisuais brasileiras citadas por eles/as ao longo das entrevistas, constituem-se nas principais fontes deste estudo: Caramuru ? A Invenção do Brasil; Zuzu Angel; À Sombra de um Delírio Verde; Uma História de Amor e Fúria. Dentre os aportes teórico-metodológicas estão os conceitos de representação e apropriação à luz de Chartier (2002); de memória e de identidade à luz de Pollak (1992) e Ricoeur (2010). Esses conceitos são mobilizados na compreensão de como esses filmes são lembrados pelos/as entrevistados/as, tanto na época em que assistiram quanto na experiência de uso de filmes em suas aulas. Na análise dos referidos filmes, Ferro (2010) e Napolitano (2005) orientam o olhar para ver os filmes como documentos históricos; Santiago Júnior (2012), Münsterberg (2008) e Bazin (1991), como obras de arte que afetam e sensibilizam. As representações e apropriações são demarcadoras de identidades, buscam estabelecer uma forma de ser e de estar na sociedade. Os/as docentes elencam dilemas, como, por exemplo, da autonomia da escola e do insuficiente debate ao longo da tramitação do Projeto de Lei nº 185 de 2008 que culminou na Lei 13.006/2014. Além disso, é perceptível que utilizam filmes nacionais como potência documental, afetiva e educativa na abordagem da pluralidade de histórias, memórias e identidades brasileiras no ensino de história.
dc.description.abstract Abstract: The theme of this research is centered on national cinema and in the field of history teaching. It emerges from the debates brought about by the creation of Law 13.006/2014, which determines the exhibition of films of national production in all schools of basic education in the country for at least two hours per month. The main objective is to understand the memories, experiences and appropriations of five history teachers from the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal de Santa Catarina, related to national cinema, whether as spectators, historians and history teachers. In the wake of his memories, he also identifies his perceptions about the teaching of Brazilian history today, especially with regard to the treatment given to memories and identities. Thus, the narratives, resulting from the interviews with the aforementioned teachers, and the Brazilian audiovisual productions cited by them during the interviews, constitute the main sources of this study: Caramuru ? A Invenção do Brasil; Zuzu Angel; À Sombra de um Delírio Verde; Uma História de Amor e Fúria. Among the theoretical-methodological contributions are the concepts of representation and appropriation in the light of Chartier (2002); of memory and identity in the light of Pollak (1992) and Ricoeur (2010). These concepts are mobilized in the understanding of how these films are remembered by the interviewees, both at the time they watched and in the experience of using films in their classes. In the analysis of these films, Ferro (2010) and Napolitano (2005) orient the look to see the films as historical documents; Santiago Júnior (2012), Münsterberg (2008) and Bazin (1991), as works of art that affect and sensitize. Representations and appropriations are demarcating identities, seeking to establish a way of being and being in society. Teachers list dilemmas, such as, for example, school autonomy and insufficient debate along the course of Bill 185 of 2008, which culminated in Law 13.006/2014. In addition, it is noticeable that national films are used as a documentary, affective and educational power in addressing the plurality of stories, memories and Brazilian identities in history teaching. en
dc.format.extent 126 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Cinema brasileiro
dc.subject.classification Professores de história
dc.subject.classification História
dc.title O Brasil do cinema nacional no ensino de história
dc.type Dissertação (Mestrado)


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