As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência

DSpace Repository

A- A A+

As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Conde, Soraya Franzoni
dc.contributor.author Alves, Ana Laura Pacheco
dc.date.accessioned 2021-01-14T18:07:05Z
dc.date.available 2021-01-14T18:07:05Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 370890
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219280
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições e os limites do Programa Bolsa- Família nas trajetórias de vida e de escolarização de crianças vítimas de violência atendidas na rede socioassistencial de Balneário Camboriú, SC. Partiu-se do materialismo históricodialético como método de compreensão da realidade, em suas múltiplas determinações passado-presente-futuro, percebendo-a na sua totalidade, e não de forma isolada ou individualizada. Para tal, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental e as entrevistas estruturadas com os profissionais da rede socioassistencial de Balneário Camboriú, SC. Os principais autores utilizados na fundamentação teórica foram: Karl Marx, Antônio Carlos Mazzeo, Francisco de Oliveira, Evguiéni Pachukanis, Potyara Pereira, Aldaiza Sposati, entre outros, refletindo-se sobre as seguintes categorias: violência, pobreza, desigualdade social e política social. A pesquisa revelou que o Bolsa-Família manifesta contradições e limites, mas também possibilidades. Contudo, os caminhos para o enfrentamento da violência e da pobreza encontram-se relacionados à superação da estrutura das relações sociais, e não às intervenções paliativas e focalizadas.
dc.description.abstract Abstract: This work aims to analyze the contributions and limits of the Bolsa-Família Program in the life and schooling trajectories of children victims of violence attended in the social assistance of Balneário Camboriú/SC. We start from dialectical historical materialism as a method of understanding reality in its multiple past-present-future determinations and perceiving it in totality and in a way that is neither isolated nor individualized. To this end, bibliographic, documentary research and structured interviews with the professionals of social assistance in Balneário Camboriú/SC will be used. The main authors used in the theoretical foundation were: Karl Marx, Antônio Carlos Mazzeo, Francisco de Oliveira, Evguiéni Pachukanis, Potyara Pereira, Aldaiza Sposati, among others. And we reflect the following categories: violence, poverty, social inequality and social policy. The surveu revealed that Bolsa-Família manifests contradictions, limits, but also possibilities. However, the ways to face violence and poverty of social relations and not, through palliative and focused interventions. en
dc.format.extent 84 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Crianças
dc.title As contribuições do Programa Bolsa-Família nas trajetórias de vida e de escolarização das crianças vítimas de violência
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Schlindwein, Luciane Maria


Files in this item

Files Size Format View
PEED1531-D.pdf 1.317Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar