A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis

Mostrar registro completo

Título: A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis
Autor: Jesus, Matheus Odilon de
Resumo: A presente pesquisa, de caráter documental e autoetnográfica, objetiva compreender como as escolhas dos espaços de aula durante uma experiência de estágio curricular supervisionado em Educação Física, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, impactam no “sucesso/fracasso” das “boas práticas” pedagógicas. Como fonte do estudo serão utilizados a análise de conjuntura e planejamento de ensino do estagiário, os documentos e propostas pedagógicas associados à educação na rede em questão, os registros de observação de aulas de estágio do professor da turma e posteriormente do estagiário, bem como o Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE). Para a análise do conteúdo dos documentos foi utilizado o método de análise proposto por André (2013), que consiste uma leitura inicial dos materiais e documentos como os registros de observação de aula procurando, simultaneamente, identificar o que necessita de mais atenção para ser correlacionado ao problema da pesquisa, seguida de uma organização desse material em categorias. E por fim, um diálogo com a literatura existente, recorrendo aos fundamentos teóricos do estudo e às pesquisas correlacionadas, estabelecendo conexões e relações. O presente estudo demonstra que aspectos como: a ressignificação dos espaços, buscando não se limitar às características apresentadas pelos mesmos; o exercício de problematização como parte integrante dos processos em aula; a participação dos estudantes na organização dos espaços; e o bom embasamento teórico referente a questão de espaços pedagógicos, foram relevantes para um movimento em direção a uma boa prática pedagógica. Essa pesquisa contribuiu com a produção do conhecimento sobre as reflexões acerca das relações entre a escolha dos espaços de aula e a prática pedagógica na formação inicial de professores de Educação Física.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757
Data: 2020-12-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_2020.pdf 1.050Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar