A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis

DSpace Repository

A- A A+

A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pinto, Fábio Machado
dc.contributor.author Jesus, Matheus Odilon de
dc.date.accessioned 2020-12-21T02:17:48Z
dc.date.available 2020-12-21T02:17:48Z
dc.date.issued 2020-12-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218757
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa, de caráter documental e autoetnográfica, objetiva compreender como as escolhas dos espaços de aula durante uma experiência de estágio curricular supervisionado em Educação Física, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, impactam no “sucesso/fracasso” das “boas práticas” pedagógicas. Como fonte do estudo serão utilizados a análise de conjuntura e planejamento de ensino do estagiário, os documentos e propostas pedagógicas associados à educação na rede em questão, os registros de observação de aulas de estágio do professor da turma e posteriormente do estagiário, bem como o Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE). Para a análise do conteúdo dos documentos foi utilizado o método de análise proposto por André (2013), que consiste uma leitura inicial dos materiais e documentos como os registros de observação de aula procurando, simultaneamente, identificar o que necessita de mais atenção para ser correlacionado ao problema da pesquisa, seguida de uma organização desse material em categorias. E por fim, um diálogo com a literatura existente, recorrendo aos fundamentos teóricos do estudo e às pesquisas correlacionadas, estabelecendo conexões e relações. O presente estudo demonstra que aspectos como: a ressignificação dos espaços, buscando não se limitar às características apresentadas pelos mesmos; o exercício de problematização como parte integrante dos processos em aula; a participação dos estudantes na organização dos espaços; e o bom embasamento teórico referente a questão de espaços pedagógicos, foram relevantes para um movimento em direção a uma boa prática pedagógica. Essa pesquisa contribuiu com a produção do conhecimento sobre as reflexões acerca das relações entre a escolha dos espaços de aula e a prática pedagógica na formação inicial de professores de Educação Física. pt_BR
dc.format.extent 112 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Espaço Escolar pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title A ressignificação dos espaços pedagógicos da educação física: uma experiência de estágio curricular supervisionado na rede de ensino de Fpolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_2020.pdf 1.050Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar