Potencialidades e limitações da estratégia de aprendizagem baseada em projetos na perspectiva de professores e alunos

DSpace Repository

A- A A+

Potencialidades e limitações da estratégia de aprendizagem baseada em projetos na perspectiva de professores e alunos

Show full item record

Title: Potencialidades e limitações da estratégia de aprendizagem baseada em projetos na perspectiva de professores e alunos
Author: Bittencourt, Catiunaiara Rosa
Abstract: O presente trabalho investigou as potencialidades e limitações da abordagem baseada em projetos (ABP), desenvolvida no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campos Jaraguá do Sul, por meio do projeto Conectando Saberes (CS). O CS é aplicado no curso técnico de química e tem como um dos principais objetivos a iniciação científica dos estudantes, por meio da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e os dados foram obtidos por meio de entrevistas aplicadas a professores e estudantes egressos (atualmente matriculados nos cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal de Santa Catarina) que vivenciaram todas as etapas da proposta. Como procedimento de análise foi empregada a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados apontam para importantes contribuições do CS para a formação dos estudantes, dentre elas: capacidade de trabalho em grupo, habilidades de pesquisa e autonomia. Algumas limitações também são apontadas, dentre elas o pouco tempo para o melhor desenvolvimento das ações propostas.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218570
Date: 2019-12-13


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC2_CatiFINAL.pdf 17.66Mb PDF View/Open TCC2

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar