Tópicos de Ensino de Matemática, Números Irracionais, vol. 15, 1990.

DSpace Repository

A- A A+

Tópicos de Ensino de Matemática, Números Irracionais, vol. 15, 1990.

Show simple item record

dc.contributor.author Nacarato, Adair Mendes
dc.contributor.author Miguel, Antonio
dc.contributor.author Funcia, Manoel Amaral
dc.contributor.author Miorim, Maria Ângela
dc.date.accessioned 2020-12-15T14:07:07Z
dc.date.available 2020-12-15T14:07:07Z
dc.date.issued 1990
dc.identifier.citation NACARATO, Adair Mendes; MIGUEL, Antonio; FUNCIA, Manoel Amaral; MIORIM, Maria Ângela. Tópicos de Ensino de Matemática, Números Irracionais, vol. 15. Campinas: Delta Xis Editora, 1990. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218470
dc.description Este material foi doado pelo Prof. Dr. Antonio Miguel (UNICAMP) e digitalizado por Gisele de Gouvêa (UNIFESP). pt_BR
dc.description.abstract Este material faz parte da série Tópicos de Ensino de Matemática, que circulou nas escolas estaduais do município de Campinas (SP) na década de 1980. Está dividido em: 0. Introdução; 1. Formas de representação de um número racional; 2. Representação fracionária de dízimas periódicas; 3. Triângulos retângulos; 4. O Teorema de Pitágoras; 5. A encruzilhada; 6. Demonstrações diretas e indiretas; 7. A demonstração sutil; 8. A queda de uma crença e a reação silenciosa; 9. Um novo caminho na encruzilhada; 10. Formas de representação de um número irracional; 11. O conjunto dos números reais e a operação radiciação; 12. A necessidade de uma ampliação; 13. A duplicação do cubo: um problema insolúvel?; 14. A ampliação da operação radiciação; 15. Localização dos números irracionais na reta numerada; 16. Soma algébrica de radicais; 17. Simplificação de radicais; 18. Pensamento irracional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Delta Xis pt_BR
dc.title Tópicos de Ensino de Matemática, Números Irracionais, vol. 15, 1990. pt_BR
dc.type Book pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
15 - Números Irracionais.pdf 8.385Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar