Transtorno do Espectro Autista no Contexto Educacional
Show full item record
Title:
|
Transtorno do Espectro Autista no Contexto Educacional |
Author:
|
Gonçalves, Julia da Rosa
|
Abstract:
|
Este trabalho teve como objetivo discutir o processo de inclusão educacional de sujeitos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de relatos de experiências das famílias. Os dados foram discutidos a partir do relato de três mães que participaram da pesquisa, cujas análises com viés interpretativista, envolveram a legislação brasileira vigente e pesquisas da área da inclusão para corroborar com o desenvolvimento da temática. Os resultados evidenciam que ainda há uma discrepância significativa entre o que é proposto na teoria e o que é realizado na prática devido a presença de barreiras, principalmente atitudinais. Os familiares referem insatisfação principalmente devido à falta de diálogo, para que famílias e crianças sejam escutadas pelas escolas. A partir disso, conclui-se que ainda há impossibilidade de compreender a deficiência como uma questão social e não individual e a inclusão/exclusão como uma questão ideológica faz com que se perpetuem dinâmicas escolares excludentes. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218065
|
Date:
|
2020-11-16 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar