Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática
Show simple item record
dc.contributor.author |
Hoffmann, Yohana Taise |
|
dc.contributor.author |
Costa, David Antonio da |
|
dc.date.accessioned |
2020-11-04T22:19:27Z |
|
dc.date.available |
2020-11-04T22:19:27Z |
|
dc.date.issued |
2020-10 |
|
dc.identifier.citation |
HOFFMANN, Y. T.; COSTA, D. A.. Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática. DIÁLOGO EDUCACIONAL, v. 20, p. 2004-2026, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1981-416X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217281 |
|
dc.description |
Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26483 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Consideramos a História da educação matemática (Hem) como um campo científico
que possui como elementos constitutivos os grupos de pesquisas, as produções
científicas, como teses e dissertações, as disciplinas que contribuem para a
autonomia e estabilidade do próprio campo e as comunicações científicas, como os
eventos e as revistas. Mobilizamos a sociologia da educação de Pierre Bourdieu como referencial teórico, principalmente na definição do conceito de campo. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo apresentar sócio historicamente a circulação de ideias a partir dos eventos e as revistas científicas do campo da Hem. Apresentamos o International Congress on Mathematical Education (ICME), em seguida a revista International Journal on the History of Mathematics Education (IJHME), que circulou entre os anos de 2006 e 2016. A partir da mobilização da comunidade internacional de pesquisadores que investigam a Hem, foi criado o International Conference on the History of Mathematics Education (ICHME), logo em seguida o Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (CIHEM) e, no Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM). Entre todas as revistas atualmente que contribuem para a circulação de ideias elencamos a Revista UNIÓN, intitulada Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica e a Revista HISTEMAT, intitulada Revista de História da Educação Matemática. Os espaços que a Hem vem ocupando contribuem para o processo de reconhecimento, legitimação, socialização e circulação de ideias do próprio campo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Diálogo Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Campo científico |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação científica |
pt_BR |
dc.subject |
Eventos e Revistas científicas |
pt_BR |
dc.subject |
Pierre Bourdieu |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia da educação |
pt_BR |
dc.title |
Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar