Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática

DSpace Repository

A- A A+

Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática

Show simple item record

dc.contributor.author Hoffmann, Yohana Taise
dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2020-11-04T22:19:27Z
dc.date.available 2020-11-04T22:19:27Z
dc.date.issued 2020-10
dc.identifier.citation HOFFMANN, Y. T.; COSTA, D. A.. Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática. DIÁLOGO EDUCACIONAL, v. 20, p. 2004-2026, 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 1981-416X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217281
dc.description Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26483 pt_BR
dc.description.abstract Consideramos a História da educação matemática (Hem) como um campo científico que possui como elementos constitutivos os grupos de pesquisas, as produções científicas, como teses e dissertações, as disciplinas que contribuem para a autonomia e estabilidade do próprio campo e as comunicações científicas, como os eventos e as revistas. Mobilizamos a sociologia da educação de Pierre Bourdieu como referencial teórico, principalmente na definição do conceito de campo. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo apresentar sócio historicamente a circulação de ideias a partir dos eventos e as revistas científicas do campo da Hem. Apresentamos o International Congress on Mathematical Education (ICME), em seguida a revista International Journal on the History of Mathematics Education (IJHME), que circulou entre os anos de 2006 e 2016. A partir da mobilização da comunidade internacional de pesquisadores que investigam a Hem, foi criado o International Conference on the History of Mathematics Education (ICHME), logo em seguida o Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (CIHEM) e, no Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (ENAPHEM). Entre todas as revistas atualmente que contribuem para a circulação de ideias elencamos a Revista UNIÓN, intitulada Historia Social de la Educación Matemática en Iberoamérica e a Revista HISTEMAT, intitulada Revista de História da Educação Matemática. Os espaços que a Hem vem ocupando contribuem para o processo de reconhecimento, legitimação, socialização e circulação de ideias do próprio campo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Diálogo Educacional pt_BR
dc.subject Campo científico pt_BR
dc.subject Comunicação científica pt_BR
dc.subject Eventos e Revistas científicas pt_BR
dc.subject Pierre Bourdieu pt_BR
dc.subject Sociologia da educação pt_BR
dc.title Circulação de ideias em eventos da História da educação matemática pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Circulação de i ... da educação matemática.pdf 344.2Kb PDF View/Open Artigo revista Diálogo Educacional

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar