A expertise de João Lüderitz: A organização do ensino de aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1920-1926)

DSpace Repository

A- A A+

A expertise de João Lüderitz: A organização do ensino de aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1920-1926)

Show simple item record

dc.contributor.author Barbaresco, Cleber Schaefer
dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2020-10-31T14:05:21Z
dc.date.available 2020-10-31T14:05:21Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation BARBARESCO, C. S.; COSTA, D. A.. A expertise de João Lüderitz: A organização do ensino de aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1920-1926). REMATEC, v. 15, p. 48-69, 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 1980-3141
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217038
dc.description Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/262 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da solicitação da expertise de João Lüderitz no âmbito do ensino profissional na sistematização do ensino de aritmética das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs). Para tanto, utilizam-se como referencial teórico os conceitos de expertise, saberes a ensinar e saberes para ensinar desenvolvidos por Hofstterter, Schneuwly e Freymond (2017). O conceito de expertise, além de quadro teórico, contribui para o percurso metodológico, que é descrever e analisar os conhecimentos, atitudes e experiência de João Lüdertiz, a legitimação de sua expertise, a reorganização dos saberes a ensinar e a constituição de “novos” saberes para ensinar, voltados para o ensino profissional, em particular para o ensino de aritmética. Utilizaram-se como fontes primárias os Decretos que regulamentaram as EAAs, os relatórios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, emitidos entre 1909 a 1926, além de fontes secundárias. Como resultado, constatou-se que João Lüderitz detinha uma expertise no âmbito do ensino profissional que o levou ser solicitado pelo governo federal a conduzir uma reforma no ensino profissional das EAAs e contribuiu para o desenvolvimento de saberes para ensinar com vistas ao ensino de aritmética, podendo ser assim considerado como um expert sobre o ensino profissional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista de Matemática, Ensino e Cultura pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Expert pt_BR
dc.subject Saberes para ensinar pt_BR
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.title A expertise de João Lüderitz: A organização do ensino de aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1920-1926) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
A expertise de ... Artífices (1920-1926).pdf 425.1Kb PDF View/Open Artigo revista REMATEC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar