Liderança feminina: a experiência de mulheres que se tornaram líderes em empresas de base tecnológica

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Title: Liderança feminina: a experiência de mulheres que se tornaram líderes em empresas de base tecnológica
Author: Iata, Cristiane Mitsuê
Abstract: Esta tese teve como objetivo compreender as trajetórias profissionais de mulheres que se tornaram líderes em empresas de base tecnológica (EBTs). Em ambientes predominantemente masculinos, como a área de tecnologia, é geralmente difícil encontrar mulheres ocupando altas posições de liderança. Embora algumas tenham conseguido ultrapassar as barreiras nesse sentido, elas ainda continuam sub-representadas nas posições mais altas de liderança nas organizações. Dessa forma, definiu-se o contexto dessas empresas para identificar as experiências de mulheres no processo de se tornarem líderes, os facilitadores e as barreiras que enfrentaram e como as superaram. Para este trabalho, foi utilizado o método da pesquisa qualitativa, com abordagem narrativa e alinhada ao paradigma interpretativo. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com sete mulheres líderes em empresas de base tecnológica. A análise dos dados foi conduzida com base na análise temática. Os resultados da pesquisa mostram que, apesar de a área de tecnologia representar o futuro, as entrevistadas ingressaram nela por motivos diversos: por influência de terceiros; por ser um rumo natural, devido à sua formação profissional; devido ao entendimento do potencial futuro da área de tecnologia; pela necessidade da tecnologia para escalar o negócio. Essas mulheres reconhecerem que tinham o perfil para liderar, porém, nem todas tinham o interesse em exercer a liderança. Elas se tornaram líderes devido ao desejo de fazer as coisas acontecerem; desejo de contribuir com o crescimento da empresa; por entenderem o jogo corporativo; por crescerem profissionalmente à medida que a empresa também crescia; ou como um processo natural, resultante do desenvolvimento de habilidades necessárias para liderar. Tanto os fatores sociais quanto os fatores individuais influenciaram em suas trajetórias. Os fatores sociais que surgiram como barreiras são relacionados às influências negativas da família; à idade; à necessidade de provar sua competência; ao machismo; ao ser demandada para exercer uma figura materna, ao invés de atuar como líder; ao preconceito de outras mulheres. Os fatores sociais como facilitadores são relacionados às influências positivas da família. Os fatores individuais que surgiram como barreiras foram o sentimento de fraude; o receio de não ser aceita; e a dificuldade em equilibrar família e trabalho. Tais fatores provocaram impactos negativos ao longo da trajetória dessas mulheres, como a dificuldade em pleitear ou assumir um novo cargo e para negociar o próprio salário. Os fatores individuais que surgiram como facilitadores foram: resiliência; contornar as barreiras; não se vitimizar; abrir mão de ser aceita; ser humilde e criar empatia; autoconhecimento; e foco na solução. Para ultrapassar as barreiras, as líderes entrevistadas utilizaram as seguintes estratégias: investir em formação e aquisição de conhecimento; ter um coach ou um mentor; formar um time de profissionais competentes; participar de redes de relacionamento. Por fim, a falta de barreiras em algumas situações nas trajetórias dessas mulheres foi atribuída ao seu estilo de liderança; ao seu crescimento junto com a empresa; à sua formação e seu conhecimento.<br>Abstract: This thesis aimed to understand the professional trajectories of women who have become leaders in technology-based companies (TBCs). In predominantly male environments, such as technology, it is often difficult to find women in high leadership positions. Although some have managed to overcome barriers in this regard, they are still underrepresented in the highest leadership positions. Thus, the context of these companies was defined to identify the experiences of women in the process of becoming leaders, the facilitators and barriers and how they overcame them. The qualitative research method was used, with a narrative approach and aligned with the interpretive paradigm. The data collection technique was a semi-structured interview conducted with seven women leaders in technology-based companies. Data analysis was conducted based on thematic analysis. The survey results show that, although the technology area represents the future, the women interviewed entered this area for several reasons: the influence of third parties; a natural course due to professional training; understanding the future potential of the technology area and; the need for technology to scale the business. These women recognize that they have the profile to lead, but not all have an interest in becoming a leader. They became leaders due to make things happen; to contribute to the growth of the company; when they understand the corporate game; growing professionally as the company also grew and; as a natural process resulting from the development of skills needed to lead. Both social and individual factors influenced the trajectories of these leaders. The social factors that emerged as barriers are related to the negative influences of the family; the age; the need to prove competence; sexism; being demanded as a maternal figure instead of acting as a leader and; the prejudice of other women. Social factors as facilitators are related to positive family influences. The individual factors that emerged as barriers were the feeling of fraud; the fear of not being accepted and; the difficulty in balancing family and work. Such factors caused negative impacts along the trajectory of these women, such as the difficulty to plead or take up a new position and to negotiate their own salary. The individual factors that emerged as facilitators were resilience; circumvent barriers; do not victimize yourself; give up being accepted; be humble and create empathy; self-knowledge and; focus on the solution. To overcome barriers, the leaders interviewed used the following strategies: invest in training and knowledge acquisition; having a coach or a mentor; form a team of competent professionals and; participate in social networks. Finally, the reasons why there were no barriers in some situations in the trajectories of these women were attributed to the leadership style; growth together with the company and; training and knowledge
Description: Tese (dutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216576
Date: 2020


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