Title: | Modelo andragógico de plano de aula à luz das teorias da aprendizagem experiencial e expansiva |
Author: | Bresolin, Graziela Grando |
Abstract: |
A difusão de novas tecnologias digitais disruptivas está transformando modelos e processos de negócios. Como consequência da transformação digital, a sociedade do conhecimento encontra-se em constante mudança e uma destas mudanças está relacionada a forma na qual as novas gerações de aprendentes concebem a aprendizagem e o preparo para o trabalho. Diante destas mudanças, torna-se necessário o desenvolvimento de novas competências do corpo da tríade educacional aprendente-ensinante-instituição. A nova geração de aprendentes digitais têm características que precisam ser consideradas no momento de planejamento das aulas. O que impele ao ensinante repensar as práticas e recursos utilizados em sala frente à nova realidade. As instituições de ensino profissionais também precisam readequar o modelo de ensino, pois a geração que encontra-se atualmente em sala de aula impele a criação de novos programas, currículos, processos de ensino e aprendizagem, modelos e ferramentas que estejam alinhados às suas características e desenvolvimento, de forma a considerar suas motivações, necessidades, estilo e preferências de aprendizagem. Portanto, se faz necessário um modelo de plano de aula que considere as características dos jovens adultos profissionais representantes da geração de aprendentes digitais, ao mesmo tempo que apoie o planejamento do ensinante. O objetivo geral desta pesquisa é propor um modelo andragógico de plano de aula à luz das teorias da aprendizagem experiencial e expansiva para atender as características do aprendente digital. Os objetivos específicos são: identificar as características do jovem adulto profissional; relacionar os princípios e diretrizes experienciais e expansivas para um plano de aula; analisar os elementos constitutivos de um plano de aula para o jovem adulto profissional à luz das teorias experienciais e expansivas; e, validar o modelo andragógico de plano de aula. Esta pesquisa é considerada de abordagem qualitativa, com objetivos descritivo, propositivo e validação, por meio de uma pesquisa teórica-empírica. A validação do modelo proposto se deu por meio de seis aulas com seis ensinantes de diferentes áreas de atuação para a formação de cinquenta jovens adultos profissionais. Quanto às contribuições teóricas, este trabalho analisa o desenvolvimento do período jovem adulto, identifica as características do jovem adulto profissional representante da geração de aprendentes digitais, relaciona os princípios e diretrizes referentes às teorias andragógicas para a aprendizagem experiencial e expansiva que precisam ser consideradas na aplicação do plano de aula e identifica elementos constitutivos de um plano de aula para atender as características do jovem adulto profissional. Quanto às contribuições teóricas e práticas, considera-se as duas configurações validadas do modelo andragógico de plano de aula à luz das teorias da aprendizagem experiencial e expansiva. A primeira configuração para atender à necessidade dos ensinantes com experiência em sala de aula, e a segunda configuração para ensinates que estão iniciando suas atividades didáticas, ou que tenham pouca experiência com os elementos de um plano de aula. Desta forma, os ensinates podem escolher qual se adapta melhor a sua prática. Para trabalhos futuros, sugere-se a aplicação do modelo proposto tanto em universidades acadêmicas quanto em universidades corporativas, em diferentes áreas do conhecimento.<br> Abstract: The spread of new disruptive digital technologies is transforming business models and processes. Because of the digital transformation, the knowledge society is constantly changing and one of these changes is related to the way that new generations of learners conceive learning and preparation for work. In the face of these changes, it is necessary to develop new skills in the body of the educational triad, learner-teacher-institution. The new generation of digital learners has characteristics that need to be considered when planning lessons. What impels the teacher to rethink the practices and resources used in the classroom in the face of the new reality. Professional education institutions also need to readjust the teaching model, as the generation that is currently in the classroom urges the creation of new programs, curricula, teaching and learning processes, models and tools, that are aligned with their characteristics and development, in order to consider their motivations, needs, style and learning preferences. Therefore, it is necessary to have a model of class plan that considers the characteristics of young professional adults representing the generation of digital learners, while supporting the teacher's planning. The general objective of this research is to propose an andragogical model of the lesson plan in the light of the theories of experiential and expansive learning to meet the characteristics of the digital learner. The specific objectives are: to identify the characteristics of the young professional adult; relate the experiential and expansive principles and guidelines to a class plan; analyze the constituent elements of a class plan for young professional adults in the light of experiential and expansive theories; and, validate the andragogical class plan model. This research is considered a qualitative approach, with descriptive, propositional and validation objectives, through a theoretical-empirical research. The validation of the proposed model took place through six classes with six teachers from different areas of expertise for the training of fifty young professional adults. As for theoretical contributions, this work analyzes the development of the young adult period, identifies the characteristics of the young professional adult representative of the generation of digital learners, lists the principles and guidelines relating to andragogical theories for experiential and expansive learning that need to be considered in the application of the class plan and identifies constituent elements of a class plan to meet the characteristics of the young professional adult. As for the theoretical and practical contributions, the two validated configurations of the andragogical model of the class plan are considered in the light of the theories of experiential and expansive learning. The first configuration to meet the needs of teachers with experience in the classroom, and the second configuration for teachers who are starting their teaching activities, or who have little experience with the elements of a class plan. In this way, teachers can choose which configuration best adapt their practice. For future work, it is suggested the application of the proposed model in academic universities and in corporate universities, in different areas of knowledge |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216470 |
Date: | 2020 |
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PEGC0639-D.pdf | 2.547Mb |
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