Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço

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Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço

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Título: Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
Autor: Zamprogna, Katheri Maris
Resumo: Pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada com 05 Grupos Focais com objetivo de promover o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente-assistencial com atuação na Atenção Primária em Saúde (APS), como estratégia de formação permanente qualificando a formação do discente em enfermagem. Contou com a participação de enfermeiros supervisores de discentes de enfermagem em um município da região Sul do Brasil, em conjunto com os enfermeiros docentes provenientes de Instituição de Ensino Superior, totalizando treze o número de participantes, sendo 07 docentes e 06 enfermeiros supervisores. Os dados qualitativos foram organizados utilizando-se o software AtlasTi 8, orientados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada de Junho a Outubro de 2018. Os dados foram transcritos e validados pelos participantes. Os resultados são apresentados em forma de três manuscritos relacionados ao objetivo do estudo e ao referencial teórico baseado nos conceitos de Lee Shulman acerca dos conhecimentos base para o ensino e no conceito de Comunidade de Prática de Etienne Wenger (2011). O primeiro, aborda a relação estabelecida entre a formação inicial e permanente com a mobilização de conhecimentos base para o ensino de Shulman. Tanto os enfermeiros docentes e enfermeiros supervisores reconhecem os conhecimentos base de Shulman, sendo uns mais destacados que outros. O segundo manuscrito analisa o processo de construção do compromisso mútuo, objetivo comum e repertório compartilhado de uma comunidade de prática docente-assistencial em Atenção Primária em Saúde. O compromisso mútuo ocorreu na negociação de significado sobre a prática; o objetivo comum foi negociado à luz de políticas, leis, portarias, clínica ampliada e necessidades do território. O currículo, os projetos políticos pedagógicos, os termos de estágio, são considerados elementos de repertório compartilhado. O terceiro manuscrito elenca as ações identificadas para a prática docente-assistencial no que tange ao ensino na Atenção Primária em Saúde. Considerou-se a comunidade de prática, estratégia potente para a formação docente, sobretudo para o ensino de enfermagem na Atenção Primária em Saúde, já que possibilita a discussão conjunta de pessoas envolvidas e interessadas em um mesmo contexto. Dada suas dimensões, mostrou-se ferramenta de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento do conhecimento base para o ensino, aproximando os docentes dos enfermeiros supervisores, tornando-se ação estratégica a decisões conjuntas frente aos problemas, levando a reflexão e construção de resoluções mais efetivas. Em termos globais, as comunidades de prática docente vêm contribuindo significativamente nesta formação, especialmente para aqueles que buscam conhecimentos ao ofício do ser professor.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361
Data: 2020


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