Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço

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Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Backes, Vânia Marli Schubert
dc.contributor.author Zamprogna, Katheri Maris
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:28:48Z
dc.date.available 2020-10-21T21:28:48Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 369511
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract Pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada com 05 Grupos Focais com objetivo de promover o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente-assistencial com atuação na Atenção Primária em Saúde (APS), como estratégia de formação permanente qualificando a formação do discente em enfermagem. Contou com a participação de enfermeiros supervisores de discentes de enfermagem em um município da região Sul do Brasil, em conjunto com os enfermeiros docentes provenientes de Instituição de Ensino Superior, totalizando treze o número de participantes, sendo 07 docentes e 06 enfermeiros supervisores. Os dados qualitativos foram organizados utilizando-se o software AtlasTi 8, orientados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada de Junho a Outubro de 2018. Os dados foram transcritos e validados pelos participantes. Os resultados são apresentados em forma de três manuscritos relacionados ao objetivo do estudo e ao referencial teórico baseado nos conceitos de Lee Shulman acerca dos conhecimentos base para o ensino e no conceito de Comunidade de Prática de Etienne Wenger (2011). O primeiro, aborda a relação estabelecida entre a formação inicial e permanente com a mobilização de conhecimentos base para o ensino de Shulman. Tanto os enfermeiros docentes e enfermeiros supervisores reconhecem os conhecimentos base de Shulman, sendo uns mais destacados que outros. O segundo manuscrito analisa o processo de construção do compromisso mútuo, objetivo comum e repertório compartilhado de uma comunidade de prática docente-assistencial em Atenção Primária em Saúde. O compromisso mútuo ocorreu na negociação de significado sobre a prática; o objetivo comum foi negociado à luz de políticas, leis, portarias, clínica ampliada e necessidades do território. O currículo, os projetos políticos pedagógicos, os termos de estágio, são considerados elementos de repertório compartilhado. O terceiro manuscrito elenca as ações identificadas para a prática docente-assistencial no que tange ao ensino na Atenção Primária em Saúde. Considerou-se a comunidade de prática, estratégia potente para a formação docente, sobretudo para o ensino de enfermagem na Atenção Primária em Saúde, já que possibilita a discussão conjunta de pessoas envolvidas e interessadas em um mesmo contexto. Dada suas dimensões, mostrou-se ferramenta de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento do conhecimento base para o ensino, aproximando os docentes dos enfermeiros supervisores, tornando-se ação estratégica a decisões conjuntas frente aos problemas, levando a reflexão e construção de resoluções mais efetivas. Em termos globais, as comunidades de prática docente vêm contribuindo significativamente nesta formação, especialmente para aqueles que buscam conhecimentos ao ofício do ser professor.
dc.format.extent 192 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Enfermagem
dc.subject.classification Comunidade de prática
dc.subject.classification Enfermagem
dc.subject.classification Hospitais
dc.subject.classification Atenção primária à saúde
dc.title Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Menegaz, Jouhanna do Carmo


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