Mas que prática social é esta?: diferentes acepções e implicações para o ensino de línguas

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Mas que prática social é esta?: diferentes acepções e implicações para o ensino de línguas

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Title: Mas que prática social é esta?: diferentes acepções e implicações para o ensino de línguas
Author: Santos, Larissa Malu dos
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as acepções do conceito de prática social nos atuais documentos balizadores de ensino de Língua Portuguesa. Partindo dos pressupostos filosóficos e teóricos do materialismo histórico-dialético, balizamo-nos sobretudo na noção de práxis, cunhada por Antônio Gramsci (1968), a qual remete ao significado de prática social que defendemos ser palco da educação. Para efetivar a pesquisa, partimos da questão do conhecimento, entendendo este como peça fundamental para que os sujeitos se apropriem de forma consciente da realidade social que os cerca, para, ao fim, poder modificá-la. Como objetos de análises, tomamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de nove anos (2013), a Resolução CNE/CP nº 2 (2017), que institui e implementa a Base Nacional Comum Curricular, e a própria Base Nacional Comum Curricular (2018). Analisando tais documentos, assim como as principais teorias pedagógicas presentes no cenário nacional, pudemos elencar de que forma o conceito de prática social aparece nestes ? se mais central, ou mais periférico. Destacamos, enfim, que falar de prática social dentro de sala de aula, embora possa parecer consensual, pode suscitar fins educativos distintos, uma vez que o comprometimento, a depender do escopo filosófico e teórico de cada documento ou teoria pedagógica, irá voltar-se para a manutenção ou para a transformação dessa prática de que se fala.Abstract: This research aimed to analyze the meanings of the concept of social practice in the current guiding documents for teaching Portuguese. Starting from the philosophical and theoretical assumptions of historical-dialectical materialism, we are mainly guided by the notion of praxis, coined by Antônio Gramsci (1968), which refers to the meaning of social practice that we defend to be the stage of education. To carry out the research, we started from the question of knowledge, understanding it as a fundamental piece for the subjects to appropriately take ownership of the social reality that surrounds them, so that, in the end, they can modify it. As objects of analysis, we took the Diretrizes Curriculares Nacionais for nine-year education (2013), the Resolução CNE/CP nº 2 (2017), which institutes and implements the Base Nacional Comum Curricular, and the Base Nacional Comum Curricular itself (2018). Analyzing these documents, as well as the main pedagogical theories present in the national scenario, we were able to list how the concept of social practice appears in these - whether more central, or more peripheral. Finally, we emphasized that talking about social practice in the classroom, although it may seem consensual, can have different educational purposes, since that commitment, depending on the philosophical and theoretical scope of each document or pedagogical theory, will turn to the maintenance or transformation of this practice.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216345
Date: 2020


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