A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras

DSpace Repository

A- A A+

A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras

Show full item record

Title: A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras
Author: Sell, Sérgio
Abstract: Esta tese analisa a abordagem de língua(gem), ensino, aprendizagem e cultura dos materiais didáticos para educação a distância do curso de Português como Língua Adicional (PLA), do Programa e-Tec Idiomas sem Fronteiras (ISF). O trabalho inicia traçando um panorama do uso do português no contexto global e da importância do seu ensino como língua adicional. Em seguida, busca caracterizar a educação a distância (EaD) e o uso das novas tecnologias digitais no ensino de línguas em contextos institucionais. A partir da análise dos materiais produzidos para o curso de PLA do programa e-Tec ISF, a pesquisa buscou responder às seguintes perguntas: 1) em qual perspectiva comunicativa e cultural as diretrizes do curso se basearam? 2) Como a língua portuguesa e os seus aspectos culturais são trabalhados nesse material? 3) Qual perspectiva comunicativa e cultural se revela no material didático? 4) Em que medida as concepções teórico-metodológicas do curso se harmonizam com as atividades de ensino e aprendizagem propostas no material produzido? São tomados como referência para esta pesquisa os materiais didáticos do curso, os documentos de referência e os materiais usados em capacitação de professores para atuarem no curso. Este estudo tem enfoque qualitativo e discute as implicações pedagógicas das escolhas realizadas e das soluções desenvolvidas pela equipe de designers do curso para o ensino de português como língua adicional na modalidade a distância. O trabalho finaliza com considerações sobre a formação dos profissionais para o uso adequado do material e sobre a possibilidade do seu uso em outras modalidades de ensino e aprendizagem.</br>Abstract : This thesis analyzes the language, teaching, learning and culture approach of distance learning teaching materials of the Portuguese as an Additional Language (PLA) course of the e-Tec Languages without Borders (ISF) Program. The work begins by outlining the use of Portuguese in the global context and the importance of its teaching as an additional language. It then seeks to characterize distance education (DE) and the use of new digital technologies in language teaching in institutional contexts. From the analysis of the materials produced for the e-Tec ISF PLA course, the research sought to answer the following questions: 1) which communicative and cultural perspective were the course guidelines based on? 2) How is the Portuguese language and its cultural aspects worked in this material? 3) What communicative and cultural perspective is revealed in the teaching material? 4) To what extent do the theoretical-methodological conceptions of the course harmonize with the teaching and learning activities proposed in the material produced? The reference for this research is the course didactic materials, the reference documents and the materials used in the training of teachers for working in the course. This study has a qualitative approach and discusses the pedagogical implications of the choices made and the solutions developed by the designers' team of the course for the teaching of Portuguese as an additional language in distance education. The work concludes with considerations on the education of professionals for the proper use of the material and the possibility of its use in other teaching and learning modalities.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216342
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0799-T.pdf 241bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar