Processos de aprendizagem de uma equipe de projeto que utiliza metodologia ágil: um estudo de caso

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Title: Processos de aprendizagem de uma equipe de projeto que utiliza metodologia ágil: um estudo de caso
Author: Floriani, Eduarda Vieira
Abstract: A aprendizagem de equipes ?é um fenômeno crítico e ?tem sido objeto de pesquisa em várias áreas de conhecimento. A aprendizagem de equipes de projetos em organizações ?de tecnologia da informação ?é especialmente relevante porque essas organizações têm atuado em torno de projetos e equipes de projetos para o desenvolvimento de seus produtos e serviços. Uma forma de gerenciamento de projetos que visa governar os processos de trabalho em equipe é a metodologia ágil, que é caracterizada por alta adaptabilidade à mudança. Esta pesquisa busca compreender como ocorre o processo de aprendizagem, baseado em comportamentos de ação e de reflexão, de uma equipe de projeto de uma organização de tecnologia da informação que utiliza metodologia ágil. A perspectiva teórica utilizada foi a de processos de equipes, que considera a aprendizagem como o processo iterativo de comportamentos de reflexão e de ação entre os membros da equipe. Aprofundar no entendimento da aprendizagem de equipes que agem sob padrões da gestão de projetos constitui um aporte teórico ao hiato de pesquisas sobre a aprendizagem de equipes em contextos complexos específicos. Para compreender a realidade da equipe de projeto em seu contexto de trabalho, realizou-se um estudo de caso, onde foram observadas reuniões diárias e quinzenais da equipe. Utilizou-se a técnica de análise temática para a análise dos dados. Os resultados permitiram categorizar os comportamentos de aprendizagem baseados em reflexão em oito subcategorias e 28 códigos, enquanto os comportamentos de ação tiveram sete subcategorias e 12 códigos. As subcategorias dos comportamentos de reflexão são: compartilhar percepção, falar sobre erros e problemas, tirar dúvida, estimular a percepção, fazer questionamentos, procurar feedback, oferecer ajuda e pedir ajuda. Já as subcategorias dos comportamentos de aprendizagem de ação são: direcionar ação, tomar decisão, compartilhar melhorias no desempenho, efetuar mudanças, realizar experimentação, estruturar planos de ação e solucionar problemas. A análise dos resultados reforça que os comportamentos de reflexão promovem comportamentos de ação e que a interface entre os comportamentos de aprendizagem é retroalimentada. Dos 1027 trechos de falas categorizados como comportamentos de aprendizagem, 64% referem-se a comportamentos de reflexão e 36% a comportamentos de ação. Esta pesquisa evidencia a dinâmica dos comportamentos de aprendizagem dentro do contexto ágil, ao salientar a importância das reuniões da equipe, o papel de facilitador do aprendizado do coordenador da equipe e o potencial da metodologia ágil na promoção de ciclos de reflexão e ação no contexto do projeto. A metodologia ágil auxilia na composição de um ambiente de aprendizagem ao promover uma distribuição eficiente de responsabilidades, incentivar a comunicação entre membros da equipe e dividir o trabalho em tarefas e entregas regulares. Para avanços científicos no construto aprendizagem de equipe, sugere-se estudos longitudinais, estudos de caso em diferentes contextos organizacionais e estudos quantitativos ou qualitativos que apontem as interfaces da aprendizagem da equipe com os temas transversais que emergiram desta pesquisa.Abstract: Team learning is a critical phenomenon and has been the subject of research in many knowledge areas. Learning project teams in information technology organizations is especially relevant because these organizations have been working around projects and project teams to develop their products and services. A way to manage projects that aims to govern teamwork processes is the agile methodology, which is characterized by high adaptability to change. This research aims to understand how the learning process happen, based on action and reflection behavior of a technology information organization' project team that use agile methodology. A theoretical perspective used was team processes, which considered learning as the iterative process of reflection and action behaviors among team members. It is important to understand the team learning in project management context, because this theme constitutes a theoretical contribution to the research gap on team learning in specific complex contexts. To understand the project team reality in their work context, a case study was prepared with observations from daily and biweekly team meetings. Thematic analysis technique was used for data analysis. The results allowed categorizing reflection learning behaviors into eight subcategories and 28 codes, while action behaviors had seven subcategories and 12 codes. The reflection learning behaviors? subcategories are: share perception, talk about mistakes and problems, ask doubts, stimulate perception, ask questions, ask for feedback, offer help, and ask for help. The action learning behaviors? subcategories are: guide action, make decision, share performance improvements, make changes, experiment, structure action plans, and solve problems. The results analysis reinforces that reflection behaviors promote action behaviors and that the interface between learning behaviors is continuous. Of the 1027 sections of speech categorized as learning behaviors, 64% refer to reflection behaviors and 36% to action behaviors. This study states that agile project management methodology helps in composing an opportunity context for learning to occur by promoting an efficient responsibilities distribution, encouraging communication between team members, and dividing work into regular tasks and deliverables. This research presents the learning behaviors dynamic in the agile context and demonstrates the importance of team meetings, team coordinator and agile methodology in promoting cycles of reflection and action in the project context. Agile methodology helps build a learning environment by promoting efficient responsibilities distribution, encouraging communication among team members, and dividing work into regular tasks and deliverables. For scientific advances in the team learning construct, studies are suggested, such as longitudinal studies, case studies in different organizational contexts and quantitative or qualitative studies on cross themes that emerged from this research.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216083
Date: 2020


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