O currículo de língua portuguesa no curso técnico em vestuário PROEJA CERTIFIC do IFSC: reflexões sobre políticas linguísticas

DSpace Repository

A- A A+

O currículo de língua portuguesa no curso técnico em vestuário PROEJA CERTIFIC do IFSC: reflexões sobre políticas linguísticas

Show full item record

Title: O currículo de língua portuguesa no curso técnico em vestuário PROEJA CERTIFIC do IFSC: reflexões sobre políticas linguísticas
Author: Faria, Vanessa Elsas Porfírio de
Abstract: A pesquisa buscou compreender o papel das Políticas Linguísticas no Brasil para a orientação do currículo de língua portuguesa nos cursos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Debruçamo-nos, especificamente, sobre o curso Técnico em Vestuário PROEJA CERTIFIC, do Instituto Federal de Santa Catarina no Campus de Jaraguá do Sul, por propor a articulação da modalidade com a formação profissional num projeto-piloto que implementa inovações no currículo e organização, considerando a inserção dos sujeitos na esfera do trabalho e a formação para cidadania. Metodologicamente, realizamos a pesquisa documental, analisando as diretrizes curriculares nos enunciados oficiais em documentos locais e da União para a modalidade EJA. Em sequência, buscamos fazê-los dialogar com os enunciados dos sujeitos para iluminar seu alcance nos seus modos de conceberem a própria língua, conformando ou superando o silenciamento histórico a que têm sido submetidos. Concluímos que as Políticas Linguísticas e o processo de escolarização imprimem ideias hegemônicas e excludentes sobre a língua e seu ensino. Avaliamos que o curso estudado apresenta avanços organizacionais e curriculares importantes para reflexão crítica sobre essas ideias e abre espaço para reposicioná-las. No entanto, apontamos que ainda é necessário superá-las, redimensionando o papel e valor dos saberes e das vozes populares e de suas experiências concretas em diferentes esferas da sociedade com o fim de promover uma radicalidade democrática da modalidade EJA, voltada para cidadania ativa.Abstract: The research sought to understand the role of Linguistic Policies in Brazil for guiding the Portuguese language curriculum in Youth and Adult Education (EJA) courses. We focus specifically on the Garment technical course PROEJA CERTIFIC, from the Federal Institute of Santa Catarina at the Jaraguá do Sul, for proposing the combination of the modality with professional training in a pilot project, which implements innovations in the curriculum and organization, considering the insertion of the subjects in the work sphere and in the qualification for citizenship. Methodologically, we carried our documentary research through analyzing the curriculum guidelines in official statements in local and Union documents for the EJA modality. In sequence, we seek to make them dialogue with the subjects' statements to illuminate their reach in the way students conceive their own language, conforming or overcoming the historical silencing to which they have been subjected. We conclude that Linguistic Policies and the schooling process reflect the hegemonic and excluding ideas about language and its teaching. We believe that the studied course presents significant organizational and curricular advances for critical thinking on these ideas and gives room to reposition them. However, we point out that it is still necessary to overcome them, redimensioning the role and value of popular knowledge, and voices and their concrete experiences in different spheres of society, in order to promote a democratic radicalism of the EJA modality, aimed at active citizenship.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215868
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0809-T.pdf 1.865Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar