Title: | Desenvolvimento de líderes de empresas de base tecnológica: uma perspectiva transformadora |
Author: | Mello, Marta Inês Caldart de |
Abstract: |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorrem os processos de aprendizagem de líderes de empresas de base tecnológica (EBTs) a partir da perspectiva da aprendizagem transformadora. Nessa perspectiva, o desenvolvimento do líder é um processo de mudança de consciência e transformação ao longo da vida. Entender esse processo é o interesse primário do campo de desenvolvimento de líderes. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa, alinhada ao paradigma interpretativo, tendo como método a história oral temática. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis líderes de empresas de base tecnológica. A análise dos dados foi conduzida com base na abordagem de codificação dedutiva e indutiva. Os achados sugerem de que forma os processos de aprendizagem e seus resultados transformadores implicaram em mudanças na maneira de liderar. No que tange aos processos, destacam-se o caráter informal das experiências transformadoras, os dilemas desorientadores como gatilhos da aprendizagem, o papel da reflexão crítica e das emoções durante a jornada da transformação, além do ?desejo da mudança?, esse último, um aspecto raramente incluído na pesquisa empírica sobre aprendizagem transformadora. No que tange aos resultados transformadores decorrentes dos processos, os dados revelaram aprendizagens em diferentes dimensões: visão de mundo, self, aprendizagem epistemológica, aprendizagem ontológica, comportamento e capacidade. Destacam-se, como contribuições do estudo, primeiro, a análise e descrição detalhada dos processos de aprendizagem e de como a mudança de consciência pode implicar em desenvolvimento dos líderes. Segundo, a descrição e análise detalhada dos resultados transformadores e suas implicações na forma de liderar e, terceira, o avanço na compreensão da dinâmica existente entre aprendizagem transformadora e desenvolvimento de líderes de empresas de base tecnológica. As contribuições científicas para a literatura se referem ao ineditismo quanto ao uso da perspectiva teórica da aprendizagem transformadora para se compreender o desenvolvimento de líderes de empresas de base tecnológica, em especial a relação entre processos e resultados da aprendizagem, algo não estudado até o momento neste tipo de Organização Intensiva em Conhecimento (OIC).<br> Abstract: This research aimed to understand how the learning processes of leaders of technology-based firms (EBTs) occur from the perspective of transformational learning. In this perspective, the development of the leader is a process of change of awareness and transformation throughout life. Understanding this process is the primary interest of the leadership development field. Therefore, qualitative methodology was used, in line with the interpretive paradigm, using thematic oral history as a method. The data were collected through semi-structured interviews with six leaders of technology-based firms. Data analysis was conducted based on the deductive and inductive coding approach. The findings suggest how the learning processes and their transformative results implied changes in the way of leading. Regarding the processes, the informal character of the transformative experiences are highlighted, the disorienting dilemmas as triggers of learning, the role of critical reflection and emotions during the transformation journey, in addition to the ?desire for change?. The latter, an aspect rarely included in empirical research on transformative learning. Regarding the transformative results resulting from the processes, the data revealed learning in different dimensions: worldview, self, epistemological learning, ontological learning, behavior and capacity. The contributions of the study stand out, first, the analysis and detailed description of the learning processes and how the change in consciousness can imply in the development of leaders. Second, the detailed description and analysis of the transformative results and their implications for the way of leading and, third, advancing the understanding of the dynamics between transformative learning and the development technology-based firms leaders. Scientific contributions to the literature refer to the novelty regarding the use of the theoretical perspective of transformative learning to understand the development of technology-based firms leaders, especially the relationship between learning processes and results, something not studied so far in this type of study Knowledge-Intensive Firms (KIF) |
Description: | Tese (dutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215851 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEGC0635-T.pdf | 4.045Mb |
View/ |