Title: | Expressão da gradação aumentativa na fala manauara |
Author: | Carvalho, Heliene Arantes |
Abstract: |
Neste estudo analisamos as formas de expressão do domínio funcional da gradação aumentativa na fala manauara produzida em diálogos entre informante e documentador (DID), a qual integra o banco de dados da Fala Manauara Culta e Coloquial (FAMAC). Nosso objetivo é identificar e descrever os recursos gramaticais utilizados pelos falantes, buscando analisar, a partir de uma distribuição dos dados por forma/função, a frequência de uso do objeto investigado em relação aos seguintes parâmetros: tipo de gradação, modo de expressão da gradação, configuração sintática e função da gradação. Como embasamento para a descrição e análise dos dados, utilizamos (i) como aporte teórico o funcionalismo linguístico norte-americano com enfoque na gramática do uso (BYBEE, 2016 [2010]; GIVÓN, 1984, 2002, 2005), concebida em uma perspectiva cognitivo-funcional, e nos princípios da iconicidade e marcação; e (ii) como abordagens do grau, estudos linguísticos (SILVA, 2008; 2014; VIEIRA; VIEIRA, 2008), além de algumas gramáticas normativas (CUNHA; CINTRA, 2013; BECHARA, 2015) e descritivas (CASTILHO, 2014; NEVES, 2011). Como amostra, foram selecionadas cinco entrevistas e as ocorrências de gradação foram extraídas considerando-se o contexto comunicativo criado na situação de fala. Os dados foram codificados de acordo com os parâmetros citados acima, tendo cada ocorrência passado por uma análise qualitativa e interpretativa antes de os dados serem submetidos ao pacote estatístico Goldvarb X para cálculo de frequências. Os principais resultados apontam para seguinte distribuição: (i) quanto ao tipo de gradação ? o tipo mais recorrente foi a superlativização; (ii) quanto ao modo de expressão da gradação ? a gradação direta foi mais frequente; (iii) quanto à configuração sintática ? na combinação de intensificador + elemento intensificado, houve predomínio de nome como elemento intensificado; nas repetições, a repetição de paráfrase foi a mais recorrente; e (iv) quanto à função da gradação ? a função intensiva foi a que obteve maior percentual. Mereceram destaque na análise o tipo de gradação indireta e a repetição de paráfrases, construções que se mostraram mais marcadas e com forte caráter icônico.</br> Abstract : This study analyzes the forms of expression of the functional domain of augmentative gradation of Manauara speech produced in dialogues between informant and documenter (DID), which is part of the database of Speech Manauara Culta e Coloquial (FAMAC). The objective is to identify and describe the grammatical resources used by the speakers, seeking to analyze, from a distribution of data by form / function, the frequency of use of the investigated object in relation to the following parameters: type of gradation, mode of expression of the gradation, syntactic configuration and gradation function. As a basis for the description and analysis of the data, we use (i) the North American linguistic functionalism with a focus on the grammar of use (BYBEE, 2016 [2010]; GIVÓN, 1984, 2002, 2005), conceived in a perspective cognitive-functional, and the principles of iconicity and branding; and (ii) as approaches to the degree, linguistic studies (SILVA, 2008; 2014; VIEIRA; VIEIRA, 2008), in addition to some normative grammars (CUNHA; CINTRA, 2013; BECHARA, 2015) and descriptive ones (CASTILHO, 2014; NEVES, 2011). As a sample, five surveys were selected and the gradation occurrences were extracted considering the communicative context of production. The data were coded according to the selected parameters, with each occurrence undergoing a qualitative and interpretive analysis before the data were submitted to the Goldvarb X statistical package for calculating frequencies. The main results point to the following distribution: (i) type of gradation - the most recurrent type was overlativization,; (ii) mode of expression of the gradation - the direct gradation was more frequent; (iii) syntactic configuration - in the combination of intensifier + intensified element, there was a predominance of name as an intensified element; in repetitions, the repetition of paraphrase was the most recurrent; and (iv) gradation function - the intensive function was the one that obtained the highest percentage. The type of indirect gradation and repetition of paraphrases deserved to be highlighted in the analysis, constructions that proved to be more marked and with a strong iconic character. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215827 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0805-D.pdf | 2.094Mb |
View/ |