A unidade mnima de análise, o input linguístico e a gramática universal na aquisição fonológica do português brasileiro: um estudo a partir de dados de gêmeos dizigóticos

DSpace Repository

A- A A+

A unidade mnima de análise, o input linguístico e a gramática universal na aquisição fonológica do português brasileiro: um estudo a partir de dados de gêmeos dizigóticos

Show full item record

Title: A unidade mnima de análise, o input linguístico e a gramática universal na aquisição fonológica do português brasileiro: um estudo a partir de dados de gêmeos dizigóticos
Author: Marques, Tayse Feliciano
Abstract: Esta pesquisa analisou o processo de aquisição fonológica de duas crianças, irmãos gêmeos dizigóticos, no período de 1:2 a 4:0 de idade, a fim de contribuir com a discussão de aspectos teóricos das abordagens gerativistas e dos modelos baseados no uso da aquisição da linguagem. Buscamos, notadamente, verificar se as crianças adquiriram a linguagem tendo como menor unidade de análise a palavra ou os traços que compõem os segmentos, assim como se a aquisição consonantal dos infantes vai ao encontro do que prevê os modelos gerativistas ou é mais influenciada pelas frequências do uso e do input linguístico. A amostra dos dados linguísticos foi obtida longitudinalmente em contexto natural, através de entrevistas que incluíram fala espontânea e fala eliciada com o auxílio de imagens. Nesse sentido, sob o viés gerativista, analisamos os traços que configuram os segmentos consonantais, assim como nos valemos dos princípios do Modelo Padrão de Aquisição de Constrastes (PAC) para verificar as coocorrências de traços responsáveis pelos contrastes estabelecidos, verificando-se se a ordem de aquisição dos contrastes segue a essência universal prevista pelo modelo PAC. Por outro lado, analisamos os dados sob a perspectiva dos modelos baseados no uso, especialmente com base nos preceitos em comum da Fonologia de Uso e da Teoria dos Exemplares, as quais igualmente postulam que a palavra é o locus representacional, e que é por meio de palavras específicas que a criança aprende padrões (também chamados de templates) e os utiliza para expandir seu léxico. Nessa conjuntura, para que essa concepção fosse aferida, investigamos o emprego de templates no desenvolvimento linguístico inicial dos infantes. Ademais, dado o fato de os modelos baseados no uso considerarem o uso e a frequência do input essenciais para o desenvolvimento fonológico infantil, examinamos o grau de influência dos segmentos consonantais mais frequentes do PB e do uso na aquisição fonológica das crianças. Esquadrinhados os corpora, obtivemos indícios de que os dados foram mais satisfatoriamente explicados quando considerados como menor unidade de análise os segmentos e os traços que os compõem, já que a aquisição fonológica ocorreu de forma gradativa, à medida que os traços integrantes de cada segmento foram sendo dominados, sendo que as diculdades apresentadas estavam relacionadas a traços específicos, como o [+voz] e [±anterior]. Quanto à análise dos templates, mesmo que se tenha constatado, em particular, o uso do padrão CV.CV, esse emprego não trouxe evidências de que a palavra seria a menor unidade de análise, uma vez que as crianças exploraram diferentes saídas fonéticas ao padrão CV.CV, revelando, assim, uma multiplicidade de formas, e não uma uniformidade. Por fim, ainda que a dificuldade com os traços [+voz] e [±anterior] tenha acarretado a aquisição mais tardia dos fonemas e contrastes cujo domínio desses traços era necessário, de modo geral, seus dados seguiram a tendência prevista pelo modelo PAC. Por outro lado, constatamos que o uso e a frequência do input linguístico, se tomados isoladamente, não conseguem explicar os padrões de aquisição fonológica dos irmãos.</br>Abstract : This study analyzed the phonological acquisition process of two children, dizygotic twin brothers, in the period from 1:2 to 4:0, in order to contribute to the discussion of theoretical aspects of the generative approaches and usage-based models of acquisition of language. We seek, notably, to verify if children have acquired language using the word or features that make up the segments as the least unit of analysis, as well as whether the consonantal acquisition of infants meets what generative models foresee or is more influenced by use frequency and input. Linguistic data samples were obtained longitudinally in natural context through interviews including spontaneous speech as well as speech elicited through the use of imagery. In this sense, under the generative bias, we analyze the features that configure the consonant segments, as well as we use the principles of the Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC) to verify the co-occurrences of features responsible for the established contrasts, checking if the order acquisition of contrasts follows the universal essence foreseen by the PAC model. On the other hand, we analyze the data from the perspective of use-based models, especially based on the common principles of Usage-Based Phonology and Exemplar Theory, which also postulate that the word is the representational locus, and that it is through specific words that the child learns patterns (also called templates) and uses them to expand his lexicon. At this juncture, in order for this conception to be verified, we investigated the use of templates in the initial linguistic development of infants. Furthermore, given the fact that the use-based models consider the use and input frequency to be essential for children's phonological development, we examined the degree of influence of the most frequent consonant segments of brasilian portugese and the use in children's phonological acquisition. After examining the corpora, we obtained evidence that the data were more satisfactorily explained when the segments and features were considered as the least unit of analysis, since the phonological acquisition occurred gradually, as the integrating features of each segment were being dominated, and the difficulties presented were related to specific features, such as [+voice] and [± anterior]. Regarding the analysis of the templates, even though the use of the CV.CV pattern was found, in particular, this use did not provide evidence that the word would be the smallest unit of analysis, since the children explored different phonetic outputs to the pattern CV.CV, thus revealing a multiplicity of shapes, not a uniformity. Finally, although the difficulty with the [+voice] and [± anterior] features has resulted in the later acquisition of phonemes and contrasts whose mastery of these features was necessary, in general, their data followed the trend predicted by the PAC model. On the other hand, we found that the use and input frequency, if taken in isolation, cannot explain the brothers' phonological acquisition patterns.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215820
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0804-T.pdf 12.66Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar