Title: | Educação em linguagem: da intersubjetividade à apropriação de objetos culturais atinentes à formação de professores de língua portuguesa |
Author: | Mossmann, Suziane da Silva |
Abstract: |
A presente tese tem como tema o processo de apropriação de objetos culturais relacionados à formação de professores de Língua Portuguesa, em uma perspectiva de Educação em Linguagem de ancoragem histórico-cultural, com atenção às respectivas bases filosófica, teórica e metodológica. Sob tal enfoque, este estudo estruturou-se para responder à seguinte questão geral de pesquisa: Na busca pelo encontro com cinco interactantes, participantes da disciplina de Linguística Aplicada ? Curso de Letras Português da Universidade Federal de Santa Catarina ? e de desdobramento extracurricular dela, que explicações historiam os processos nos quais pode ocorrer, para cada qual deles, a apropriação de objetos culturais atinentes à formação de professores de Língua Portuguesa sob ancoragem histórico-cultural? Como resposta a essa questão, e considerados desdobramentos dela, explicou-se o mencionado processo de apropriação; descrevendo especificidades dele constitutivas e problematizações acerca dos nexos entre estado de intersubjetividade e autorregulação da conduta no percurso formativo objeto de atenção. Para tanto, a fundamentação teórica consistiu em: (i) proposições da psicologia vigotskiana relacionadas à instrução e ao desenvolvimento, consideradas relações entre linguagem, pensamento e atividade; e (ii) proposições da filosofia bakhtiniana afetas às concepções de língua e de sujeito historiadas na cultura para a prática social. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo operou com diretrizes de análise aportadas na perspectiva histórico-cultural, cujo constituinte-mor é a Educação em Linguagem concebida como atividade vital humana e analisada em eventos historiados em determinados cronotopo e esfera da atividade humana, nos quais agiram interactantes cujos enunciados foram analisados quanto à apropriação conceitual, a partir de focos de saliência de inicialização, familiarização e imersão. Os resultados do estudo sugerem que o desenvolvimento intelectual no tangente à formação para a docência em Língua Portuguesa, tomado sob a égide da atividade, exige convergência de eventos em recorrência cronotópica, de modo a concorrer para o estado de intersubjetividade, implicado na autorregulação da conduta. Defende-se a tese de que a apropriação conceitual requer abertura efetiva para o encontro, caracterizando-se pela ausculta, em um processo de educação da atenção voluntária e da memória lógica, em favor da reelaboração do pensamento, que se ressignifica na linguagem. Concorre, ainda, para tal autorregulação da conduta, a relevância da seleção de objetos culturais na elaboração de uma instrução que incida nas zonas de desenvolvimento dos sujeitos em seu percurso formativo, sopesada a subjetividade no que se refere às vivências motivacionais e emocionais.<br> Abstract : The process of cultural objects appropriation concerning the Portuguese Language teacher formation, in a Language Education perspective under historical and cultural anchorage, with attention to the respective philosophical, theoretical and methodological bases, is the theme of this thesis. Under this approach, this study was structured in order to answer the following general research question: In the search for the encounter with five interactants, participants of the Applied Linguistics subject - Federal University of Santa Catarina Portuguese Language Course - and its extracurricular outspreading, how does the cultural objects appropriation concerning the Portuguese Language teacher formation under historical and cultural anchorage process itself for each of them? As a response to this question, and having considered its outspread, the mentioned process of appropriation was explained; describing its constitutive specificities problematizations about the nexuses between state of intersubjectivity and self-regulation of the conduct in the formative path object of attention. The theoretical basis consisted of: (i) propositions of Vigotskian psychology related to education and development, having considered the relations between language, thought and activity; and (ii) propositions of Bakhtin's philosophy related to the conceptions of language and subject historicized in culture for social practice. As for methodological procedures, the study operated with analysis guidelines from the historical-cultural perspective, which is mainly constituted by Language Education conceived as a vital human activity and analyzed in events historicized in certain chronotope and sphere of human activity, in which interactants acted whose statements were analyzed for conceptual appropriation, from foci of initialization salience, familiarization and immersion. The study results suggest that intellectual development concerning Portuguese Language teaching formation, taken under the aegis of activity, requires convergence of events in chronotopic recurrence, in order to compete for the intersubjectivity state, implicated in the self-regulation of the conduct. The thesis advocated that the conceptual appropriation requires an effective opening for the encounter, characterized by the auscultation, in a process of education of voluntary attention and logical memory, in favor of the re-elaboration of the thought, which is resignified in the language. The relevance of the selection of cultural objects in the elaboration of an instruction that focuses on the developmental zones of the subjects in their formative path is also contested for such self- regulation of the conduct, considering the subjectivity regarding the motivational and emotional experiences. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215655 |
Date: | 2019 |
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PLLG0771-T.pdf | 7.005Mb |
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