Ux design, gênero e tecnologia: a mídia do conhecimento como instrumento para inclusão de mulheres

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Title: Ux design, gênero e tecnologia: a mídia do conhecimento como instrumento para inclusão de mulheres
Author: Maestri, Desirée Sant'Anna
Abstract: A área de Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) é um campo social marcado pela desigualdade de gênero. A partir disso, esta pesquisa considera o gênero como uma categoria de análise para compreender iniciativas que buscam incluir mulheres. O projeto analisado foi o Django Girls, um workshop de programação em Python para mulheres. O pressuposto é de que o design (tanto físico quanto intangível) do Django Girls cria um ambiente mais favorável para o compartilhamento de conhecimento entre as mulheres, gerando um sentimento de pertencimento ao campo da STEM. Muitos estudos indicam a importância do ambiente de ensino para a inclusão e permanência das mulheres na área. Porém, há uma lacuna na análise dessa experiência sob a perspectiva do design, bem como sua relação com a mídia. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar a mídia Django Girls com base em conceitos do design para a experiência enquanto um espaço que propicia a criação de agência e de empoderamento das mulheres envolvidas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental para contextualizar essa desigualdade de gênero. O quadro teórico de análise foi construído sob a perspectiva integrada de conceitos de gênero, agência e empoderamento relacionados à tecnologia, bem como conceitos relacionados à mídia do conhecimento, agência na mídia e, por fim, conceitos acerca do design para experiência. A pesquisa de campo incluiu estudo de caso, entrevistas, aplicação de questionário e uma etapa de observação participante, contemplando duas edições do Django Girls ocorridas em Florianópolis em 2017 e 2018. Percebeu-se que o objetivo do curso extrapola o ensino de programação, configurando-se como um espaço para o compartilhamento de experiências de ser mulher na tecnologia. Como consequência, observou-se a sensação de empoderamento e o ganho de agência entre as participantes. Portanto, o gênero, enquanto categoria de análise, apresenta-se de forma espiral. Ao mesmo tempo em que é a motivação para a criação de projetos como o Django Girls, é também o catalizador de transformações na estrutura do campo social da STEM ao incluir mulheres mais conscientes de sua posição de desigualdade, dispostas a mudarem este cenário.<br>Abstract : The area of Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) is a social field marked by gender inequality. For this reason, this research considers gender as a category of analysis to understand initiatives that seek to include women. The iniciative analyzed was Django Girls, a Python programming workshop for women. The assumption is that Django Girls' design (both physical and intangible) creates a more supportive environment for knowledge sharing among women, generating a sense of belonging to the STEM field. Many studies indicate the importance of the teaching environment for the inclusion and permanence of women in the area. However, there is a gap in the analysis of this experience from the design perspective, as well as its relationship with the media. Thus, this research aimed to analyze the Django Girls media based on experience design concepts as a space that fosters women?s agency and empowerment. For this, a bibliographical and documentary review was carried out to contextualize this gender inequality. The theoretical framework of analysis was built under the integrated perspective of technology-related concepts of gender, agency and empowerment, as well as media-related concepts of knowledge and agency and, finally, theories about experience design. The field research included case study, interviews, questionnaire application and participant observation, and contemplated two editions of Django Girls that took place in Florianópolis in 2017 and 2018. As a consequence, the feeling of empowerment and the gain of agency among the participants were observed. Therefore, gender, as a category of analysis, presents itself in a spiral form. While motivating the creation of projects such as Django Girls, it is also the catalyst for changes in the structure of STEM's social field by including women who are more aware of their position of inequality, willing to change this scenario.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215502
Date: 2019


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