A dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas: indícios da formação de leitores

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A dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas: indícios da formação de leitores

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Debus, Eliane
dc.contributor.author Pereira, Arlete de Costa
dc.date.accessioned 2020-10-21T21:17:02Z
dc.date.available 2020-10-21T21:17:02Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 369390
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215480
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract A pesquisa, em nível de doutorado, refere-se à dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas, com foco nas práticas de leitura e contação de histórias com livros infantis ou de literatura infantil e tem como objetivo analisar se durante os momentos de histórias para as crianças de zero a três anos há elementos reveladores da dimensão estética e, ainda, se há pistas que possam indicar o início da formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em um Centro de Educação Infantil da rede municipal de São José na Grande Florianópolis, com três grupos de crianças de zero a três anos. Os dados foram gerados a partir de observações em campo com produção de registros escritos e fotográficos e também com entrevistas às professoras desses grupos. Por defender a ideia de que o conhecimento é construído historicamente e a criança um sujeito social de direitos, a perspectiva teórica ampara-se em princípios do materialismo histórico a partir de obras de Walter Benjamim (2002, 2012, 2015, 2013, 2017) e também na psicologia histórico-cultural apoiada em Vigotski (1999, 2007, 2010, 2018). Além desses autores, faço a interlocução com outros campos de conhecimento, a saber: Docência, com Freire (2000), Nóvoa (2007, 2011, 2018), Tardif e Lessard (2011); Educação Infantil, com Barbosa (2006, 2010) e Guimarães (2008, 2011, 2012); Literatura e formação do leitor na infância, Candido (1995), Meireles (2016, 2017a, 2017b), Debus (2006, 2010), Azevedo (2004), Girotto e Souza (2016a, 2016b), Zilberman (2003), entre outros. Os resultados mostram que as crianças se constituem leitoras desde bebês e a mediação das professoras é fundamental nesse processo, já que elas se utilizam de uma série de elementos para envolver as crianças nas narrativas, procurando tornar esses momentos mais prazerosos, alegres e brincantes, assim como incentivam as crianças a gostarem das histórias. A organização dos espaços, o ambiente acolhedor, os adereços, como brinquedos, fantoches, dedoches, objetos sonoros, o corpo, a entonação da voz, as expressões faciais, os gestos, a ludicidade foram citados como elementos importantes para envolver as crianças nas histórias.
dc.description.abstract Abstract: This research, on PhD level, refers to the aesthetic dimension in teaching with babies and toddlers, focusing on reading practices and storytelling with children's books or children's literature and aims to analyze if, during the moments of storytelling for children ? from zero to three years, there are revealing elements of the aesthetic dimension, and clues that indicate the formation of future readers. This is a research of qualitative approach, carried out at the Center for Early Childhood Education of a municipal network in São José (SC) in Florianópolis metropolitan area, with three groups of children from zero to three years. The data were generated from entries in the field for observations, production of written and photographic records and also from interviews with the teachers of these particular groups of children. For defending an idea that knowledge is something historically constructed and the child is a social being with rights, the theoretical perspective sustain itself in historical materialism principles from the writings of Walter Benjamim (2002, 2013, 2015, 2012, 2017) and also in the historical-cultural psychology supported by Vigotski (1999, 2007, 2010, 2018). Beyond this authors, a interlocution was made with other fields of knowledge, namely: Teaching with Freire (2000), Nóvoa (2007, 2011, 2018), Tardif and Lessard (2011), Early Childhood Education with Barbosa (2006, 2010), Guimarães (2008, 2011, 2012); Literature and reader formation in childhood, Candido (1995), Meireles (2016, 2017a, 2017b), Debus (2006, 2010), Azevedo (2004), Girotto and Souza (2016a, 2016b), Zilberman (2003), among others. The results show that children start to have interest in reading since babies, and the teachers mediation is critical in this process when they use a series of elements to engage children in the narratives, trying to make those moments more pleasureable, fun and playfull, by stimulating the children to like the stories. Organization of spaces, welcoming environment, accessories such as toys, puppets, finger puppets, sound objects, the body, the tone of voice, the facial expressions, the gestures, the playfulness were quote as important elements to engage the children in the stories. en
dc.format.extent 268 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Estética
dc.subject.classification Prática de ensino
dc.subject.classification Literatura infantojuvenil
dc.subject.classification Leitura
dc.subject.classification Educação infantil
dc.title A dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas: indícios da formação de leitores
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Bazzo, Jilvania Lima dos Santos


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