Title: | Uso de elementos da linguagem visual e ensino de desenho pictográfico para surdos : desenvolvendo uma comunicação alternativa voltada a educação ambiental |
Author: | Silva, Alix Ribeiro |
Abstract: |
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de estudo de caso realizado com sete alunos surdos pertencentes ao Atendimento Educacional Especializado da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Conceição, município de São José ? SC. Possuiu o objetivo de desenvolver, a partir do ensino de desenho pictográfico com uso de elementos da linguagem visual, uma comunicação alternativa para abordar a Educação Ambiental para pessoas surdas. Como métodos, empregou-se a Revisão Sistemática de Literatura, a fim de se ter clareza e firmeza do objetivo da pesquisa, além de servir de fundamentação teórica. Também realizou-se investigação bibliográfica de forma integrativa, para conhecer o público da pesquisa, ter-se subsídio para o ensino de desenho pictográfico com uso de elementos da linguagem visual, em especial a forma, ponto, linha e cor; a fim de contribuir com uma comunicação alternativa voltada a Educação Ambiental. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas: inicialmente, trabalhou-se com Educação Ambiental, considerando o conhecimento dos alunos e oportunizando novos conhecimentos por meio de atividades realizadas por meio de sete intervenções. Na segunda parte da pesquisa, trabalhou-se o ensino de desenho com uso dos elementos da linguagem visual, a partir das palavras-chave sobre Educação Ambiental identificadas na primeira etapa. Em seguida, utilizaram-se os pictogramas gráficos desenvolvidos a partir dos desenhos dos alunos. Os resultados alcançados a partir do estudo demonstraram-se satisfatórios, visto que responderam à questão norteadora proposta, consolidando-se com a criação de pictogramas (preto e branco e coloridos ? visualmente mais atraentes para os surdos) que favoreceram a comunicação alternativa, uma estratégia de acessibilidade e inclusão. Abstract: The present work was developed from case study with seven deaf students belonging to Specialized Education Service of Basic Education School Nossa Senhora da Conceição, municipality of São José-SC. Possessed the goal to develop, from the teaching of drawing using pictographic elements of visual language, a communication alternative to address the environmental education for deaf people. As methods, was a systematic review of the literature, in order to have clarity and firmness of the purpose of the research, as well as serve as a theoretical foundation. Also literature search was carried out in order to meet the public integrative research, subsidy for the teaching of drawing using pictographic elements of visual language, in particular the form, point, line and color; in order to contribute to an alternative media dedicated to environmental education. The research developed in three stages: initially, worked with environmental education, considering the knowledge of students and providing new knowledge through activities carried out through seven interventions. In the second part of the survey, worked the teaching of drawing with use of visual language, from the environmental education keywords identified in the first step. Then, using pictograms developed graphics from the students drawings. The results from the study showed to be satisfactory, as it responded to the guiding question proposal, consolidating with the creation of pictograms (black and white and coloured ? visually more attractive to the deaf) that favored the alternative communication, accessibility and inclusion strategy. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215254 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEGC0581-D.pdf | 9.297Mb |
View/ |