As competências do profissional designer de moda para atuar em empresas de confecção no Estado de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

As competências do profissional designer de moda para atuar em empresas de confecção no Estado de Santa Catarina

Show full item record

Title: As competências do profissional designer de moda para atuar em empresas de confecção no Estado de Santa Catarina
Author: Keller, Jacqueline
Abstract: No Estado de Santa Catarina, a indústria têxtil evidencia um problema relativo a práticas do conhecimento, mais especificamente, nas competências necessárias aos profissionais de design de moda para atuarem de acordo com o esperado pelas Empresas de Confecção de Moda. Diante desses fatos, é necessário que a indústria têxtil catarinense se transforme em um polo confeccionista de produtos acabados, diferenciados, com valores agregados, que permitam conquistar um mercado mais amplo. Para tanto, um novo perfil de profissional de design de moda deve ser construído, com competências que detenham um conhecimento mais aprimorado e abrangente sobre a cadeia têxtil e, principalmente, sobre o desenvolvimento de produtos, já que cada vez mais as commodities estão sendo deixadas de lado e os produtos com valores agregados são os mais visados. Sendo assim, com o suporte das práticas da gestão do conhecimento, procurou-se, neste trabalho, identificar as competências necessárias ao profissional de design de moda para atuarem nas Empresas de Confecção do Estado de Santa Catarina. No caso desta pesquisa, foi desenvolvida uma pesquisa básica, para compreender as dificuldades relativas aos profissionais de design de moda e sua atuação em empresas de confecção. Do ponto de vista da forma da abordagem do problema, foram adotadas tanto a pesquisa Quantitativa quanto a Qualitativa. Do ponto de vista de seus objetivos, esta pesquisa pode ser considerada descritiva que envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática, e assume, em geral, a forma de levantamento. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Acredita-se, então, que uma pequena parte desse universo tenha sido desvendado, pois ficou evidenciado que a falta de parceria entre as IES e as empresas de confecção prejudica diretamente o profissional de design de moda. Chega-se à conclusão de que as competências necessárias ao profissional de design de moda para atuar nas empresas de confecção estão voltadas à criação e planejamento de produtos, e este é o foco principal das empresas de confecção, e, para tal, ele precisa ter conhecimentos sobre como pesquisar, sobre o público-alvo, sobre metodologias de projeto e de coleção, e mais conhecimentos técnicos sobre materiais e processos. O profissional deve desenvolver, também, a criatividade como habilidade principal, junto com a capacidade de solucionar problemas na busca por produtos diferenciados que proporcionem vantagens competitivas às empresas. Como principal característica pessoal, o profissional deve ter comprometimento, já que coleções exigem prazos e são cíclicas. Fica claro, também, que o profissional de design de moda deve buscar novos conhecimentos que agreguem valor ao seu currículo e portfólio pessoal, tornando-se um profissional mais preparado. Os desafios que a indústria têxtil tem pela frente serão enfrentados somente com união, planejamentos estratégicos bem definidos, foco no que se deseja e investimentos em todos os setores: produtivo, intelectual e comercial.Abstract : In the state of Santa Catarina, the textile industry presents a problem concerning the practices of knowledge, more specifically, the skills needed for fashion design professionals to act in accordance with what is expected by Companies Making of Fashion. Given these facts, it is necessary that the Santa Catarina textile industry to become a polo clothing manufacturer of finished products, differentiated, with aggregated values , enabling capture a broader market. To this end, a new profile fashion design professional should be built with skills who hold a more enhanced and comprehensive on the textile chain, and especially on the development of knowledge products, as more and more commodities are being left aside and products with added values are the most targeted. Thus, with the support of the practices of knowledge management, the aim of this work, identify necessary to fashion design to work in the Garment Enterprises of the State of Santa Catarina professional skills. In the case of this research, we developed a basic research to understand the difficulties relating to professional fashion design and its performance in confecção. Do point of view the way companies approach the problem, we adopted both as Quantitative research Qualitative. From the point of view of your goals, this research can be considered descriptive involving the use of standardized techniques of data collection: questionnaire and systematic observation, and takes in general the form of survey. From the point of view of technical procedures, the literature was used. Then it is believed that a small part of this universe has been unveiled, it became evident that the lack of partnership between he is and apparel companies directly affect the professional fashion design. Comes to the conclusion that the necessary fashion design professional to act in cooking skills companies are focused on the creation and planning of products, and this is the main focus of manufacturing companies, and for that, it needs to have knowledge about research on the target audience on design methodologies and collection, and more technical knowledge on materials and processes. The professional must also develop creativity as a primary skill, along with the ability to troubleshoot in the search for differentiated products that provide competitive advantages to businesses. As the leading personal characteristic, the professional must have commitment, as collections and require deadlines are cyclical. It is also clear that the professional fashion design must seek new knowledge to add value to your resume and personal portfolio, making it a more prepared professional. The challenges that the textile industry is facing will be resolved only with marriage, well-defined strategic planning, focus on what you want and investments in all sector: manufacturing, commercial and intellectual.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215133
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0594-T.pdf 4.142Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar