Quando lacunas preenchem espaços-: o educador em linguagem jovens e adultos

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Title: Quando lacunas preenchem espaços-: o educador em linguagem jovens e adultos
Author: Chraim, Amanda Machado
Abstract: Tematizando a educação em linguagem de jovens e adultos, este estudo teve como objetivo, sob um enfoque explicativo-causal, relacionar (i) filiações filosófico-epistemológicas e teorias delas derivadas em se tratando da adoção da pesquisa como princípio educativo na Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC e (ii) conformações da atuação discente no que concerne à apropriação da modalidade escrita da língua concebida como semiose fundante na formação humana. Para tanto, foram analisados documentos constitutivos do campo, na relação com dados gerados ao longo de quatro meses de imersão, acompanhando seis estudantes em percurso letivo nesse mesmo campo, por meio de observação participante com notas em diário de campo e entrevistas. Tais dados gerados foram organizados em Eventos Integrados, tomados como unidade de análise nesta tese. Para esse processo analítico, o presente estudo agenciou um referencial teórico tangente a distintas epistemologias, demandado na sustentação da tese propriamente dita, a saber: parece haver, no campo em questão, coocorrência de fundamentos filosófico-epistemológicos e consequente aplanamento conceitual no que se refere às propostas da pesquisa como princípio educativo na EJA de Florianópolis/SC, do que derivam encaminhamentos pedagógicos que sobrevaloram o cumprimento de etapas da pesquisa em detrimento da apropriação conceitual requerida para a formação humana na esfera escolar. A reificação do ?fazer pesquisa?, assim, cria ambientação para o espontaneísmo que, em se tratando da educação em linguagem, tangencia a apropriação, a ampliação e a complexificação dos usos da modalidade escrita da língua, semiose capital no processo formativo humano e, em o fazendo, tangencia o processo formativo em linguagem como tal.Abstract: The theme of this study is youth and adult language education, with the goal of, under an causal-explanatory focus, relating (i) philosophical-epistemological connections and theories derived from them as they relate to the choice of research as an educational principle in the Education of Youth and Adults in the City?s Educational System in Florianópolis/SC and (ii) conformation of the performance of the school as it relates to the appropriation of the written modality of the language conceived as a founding semiosis in human development. To achieve that goal, we analyzed constitutive field documents, in relation with data generated over four months of immersion, following six students in school courses in this same field, through participative observations with notes in a journal and interviews. The data generated was organized in Integrated Events, taken as units of analysis in this thesis. For this analytical process, this study worked with a theoretical referencial that touches distinct epistemologies, required in the foundation of the thesis itself, that is: there seems to be, in the field in question, co-occurrence of philosophical-epistemological foundations and, consequently, conceptual leveling as it refers to the proposals of the research of educational principle at EJA in Florianópolis/SC, from which are derived pedagogical directives that overvalue the observance of stages of research in detriment to the conceptual appropriation required for human development in the school sphere. The reification of the ?doing of research?, thus, creates the environment for the spontaneity that, as it concerns language education, touches the appropriation, the amplification and the complexification of the uses of the written modality of the language, capital semiosis in the human formative process and, in so doing, touches the formative process in language as such.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214980
Date: 2018


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