Comunicação científica bidirecional nas mídias sociais: um framework à luz das relações públicas

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Title: Comunicação científica bidirecional nas mídias sociais: um framework à luz das relações públicas
Author: Clementi, Juliana Augusto
Abstract: As atividades de comunicação são fundamentais para que a ciência contribua com o desenvolvimento da sociedade. Ao longo do desenvolvimento da comunicação científica aconteceram mudanças propiciadas pelas inovações tecnológicas e movimentos sociais. No entanto, no decorrer dos anos perdura o debate sobre modelos de comunicação unidirecional e bidirecional, o primeiro refere-se à atividade no sentido de disseminação da informação, transmissão do conhecimento, o segundo se refere ao desenvolvimento do diálogo com diferentes públicos, e a fomentar a participação deles na ciência. Recentemente, o desenvolvimento das mídias sociais e suas ferramentas interativas propiciaram as atividades de comunicação científica bidirecional. No entanto, as pesquisas apontam que mesmo com o uso das mídias sociais, a comunicação científica, na maior parte dos casos, ainda se limita ao modelo unidirecional. Para desenvolver a comunicação científica bidirecional nas mídias sociais, autores sugerem estudos sobre novos modelos, conceitos, frameworks, entre outros. Destaca-se que os frameworks são ferramentas importantes para o desenvolvimento de áreas onde não há clareza conceitual e onde é necessário desenvolver categorias e relações. As pesquisas também apontam que as relações públicas (RP) podem contribuir com a comunicação científica. Dentre as outras áreas da comunicação, a área de RP é a mais focada em desenvolver o relacionamento entre organizações e seus públicos através do diálogo. Para investigar como desenvolver a comunicação científica bidirecional nas mídias sociais, e como as relações públicas podem contribuir neste contexto, esta tese tem como objetivo propor um framework da comunicação científica bidirecional nas mídias sociais (CCB_MS) à luz das relações públicas. Com isto, esta pesquisa esclarece os conceitos da área de comunicação científica e aprofunda os conhecimentos sobre os elementos essenciais da comunicação bidirecional nas mídias sociais. Para tal, foi realizada uma pesquisa tecnológica, de abordagem qualitativa, com objetivos exploratório e descritivo, por meio de estudo bibliográfico, utilizando-se da técnica de revisão sistemática da literatura sobre comunicação cientifica bidirecional nas mídias sociais e, da técnica de revisão narrativa das relações públicas. Além da etapa bibliográfica, realizaram- se duas etapas de pesquisa de campo. A verificação foi realizada com entrevistas junto às especialistas da área de comunicação científica, mídias sociais e relações públicas. Para a validação do framework, além das entrevistas com líderes de laboratórios e grupos de pesquisa do Programa EGC/UFSC, realizou-se análise documental sobre a presença destes nas mídias sociais. O framework foi validado com algumas sugestões absorvidas conforme o objetivo desta pesquisa. Como contribuições teóricas, esta tese apresenta o quadro ?linhas de pesquisa da comunicação científica nas mídias sociais?; o conceito de CCB_MS; a figura ?níveis, estratégias e resultados da CCB_MS? versão 2, e o framework para a CCB_MS à luz das RP. Estes dois últimos também proporcionam contribuições práticas, pois orientam as ações no âmbito da CCB_MS.Abstract : Communication activities are fundamental for science to contribute to the development of society. During the development of scientific communication, there were changes brought about by technological innovations and social movements. However, over the years the debate about unidirectional and bidirectional communication models persists, the first refers to the activity of dissemination of information in the sense of transmitting knowledge to public, the second refers to the development of dialogue and participation of them in science. Recently, the development of social media and its interactive tools have provided bi-directional scientific communication activities. However, as research points to the use of social media by scientific communication, in most cases, still limits the unidirectional model. To develop two-way scientific communication in social media, authors suggest studies on new models, concepts, frameworks, among others. It is emphasized that frameworks are important tools for the development of areas where there is no conceptual clarity and where it is necessary to develop categories and relationships. Research also shows that public relations can contribute to scientific communication. Among the areas of communication, the PR area is more focused on developing the relationship between organizations and publics through dialogue. To investigate how to develop bidirectional scientific communication in social media, and how public relations can contribute in this context, this thesis aims to propose a two-way scientific communication framework in social media (CCB_MS) in the light of public relations, this thesis aims to propose a two-way scientific communication in social media framework (CCB_MS) in the light of public relations. With this, this research clarify the concepts of the area of scientific communication and to deepen the knowledge about the essential elements of bi- directional communication in social media. For such, a qualitative research was carried out with exploratory and descriptive objectives, through a bibliographic study, using the technique of systematic review of the literature on bidirectional scientific communication in social media, and the technique of narrative review of relationships public policies. In addition to the bibliographical stage, two stages of field research were carried out. The verification was carried out with interviews with specialists in the area of scientific communication, social media and public relations. For the validation of the framework, in addition to the interviews with leaders of laboratories and research groups of the EGC / UFSC Program, a documentary analysis was carried out on their presence in social media. The framework was validated with some suggestions absorbed according to the objective of this research. As theoretical contributions, this thesis presents the table \"research lines of scientific information in the media\"; the concept of CCB_MS; the figure \"levels, strategies and issues of CCB_MS\", version 2, and the framework for CCB_MS in the light of PR. The latter two also provide practical contributions, as they guide actions within the scope of CCB_MS.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214523
Date: 2019


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