Jogos, brinquedos e restos: sobre a experiência infantil em Walter Benjamin
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Petry, Franciele Bete |
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dc.contributor.author |
Welter, Morgana |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:05:52Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:05:52Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.other |
369387 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214473 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o conceito de experiência de acordo com o pensamento do filósofo Walter Benjamin e refletir sobre a possibilidade de uma experiência infantil analisando os elementos da infância que influenciam a sua constituição. Para compreender a experiência da criança consideramos necessário em um primeiro momento realizar um resgate histórico em relação à invenção da noção da infância, situando a forma como ela se fez presente no meio familiar no decorrer da história, apresentando a transformação dos jogos e brinquedos direcionados a elas. Partindo para uma análise do conceito de experiência em Benjamin, destacamos outros conceitos fundamentais para a sua compreensão como a narração, memória e mímesis. Estes se apresentam como elementos fundamentais para se pensar a possibilidade de uma experiência infantil, assim como os jogos e brinquedos, principalmente aqueles que podem ser considerados ?restos?. Por fim, analisamos as memórias de Benjamin relativas a sua própria infância, propondo um catálogo de emoções a fim de interpretar a dinâmica presente entre os diferentes elementos que constituem a experiência infantil. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The present work aims to analyze the concept of experience according to Water Benjamin's thought e to reflect upon the possibility of a child's experience analyzing the childhood elements that influence its constitution. We consider necessary to comprehend the experience of a child, in a first moment, to conduct a historical review about the invention of the notion of childhood situating the way that this notion made itself present in the family environment throughout history, presenting the transformation of games and toys aimed at them. From Benjamin's concept of experience, we contrast other concepts that are fundamental to his understanding, such as narration, memory, and mimesis. These concepts are fundamental elements to think about the possibility of a children's experience as well as games and toys, especially those considered \"scraps.\" Finally, we analyze Benjamin's memories concerning his childhood, proposing a catalog of emotions in order to interpret the dynamics that exist between the different elements that constitute the childhood experience. |
en |
dc.format.extent |
88 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Experiências de vida |
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dc.subject.classification |
Infância |
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dc.subject.classification |
Jogos |
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dc.subject.classification |
Brinquedos |
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dc.title |
Jogos, brinquedos e restos: sobre a experiência infantil em Walter Benjamin |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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