Framework Ponte TAP: gestão da curva de aprendizagem para a efetivação da transferência de aprendizagem para a prática do trabalho

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Title: Framework Ponte TAP: gestão da curva de aprendizagem para a efetivação da transferência de aprendizagem para a prática do trabalho
Author: Silva, Talita Caetano
Abstract: ?Como uma Universidade Corporativa em Rede pode gerenciar a curva de aprendizagem, efetivando a transferência de aprendizagem para a prática do trabalho??. Tal problematização provocou o gatilho necessário para constituir o objetivo geral desta tese: propor um Framework para a gestão da curva de aprendizagem efetivando a transferência da aprendizagem para a prática do trabalho. A literatura mapeada sobre o tema e suas interrelações não evidenciam como a aceleração da curva de aprendizagem pode efetivar a aplicabilidade de um conhecimento (conceito da transferência de aprendizagem) após ações de TD&E. Além disso, focam suas ações unilateralmente em treinamento, não avançando para ações de desenvolvimento e educação). Sabe-se que, para gerenciar a curva e possibilitar a transferência, é importante compreender o processo de desempenho competente, o qual abrange condições externas e internas, os próprios CHAs, e as motivações dos colaboradores. Os elementos supracitados traduziram-se nos objetivos específicos deste estudo: a) identificar os elementos constitutivos e agentes envolvidos para se processar o desempenho competente; b) compreender o Modelo de Universidade Corporativa em Rede e seus processos estruturantes; c) identificar ações de aprendizagem que possibilitam a gestão da curva de aprendizagem; d) identificar o processo de avaliação multinível e a sua relação com a efetivação da transferência de aprendizagem para a prática do trabalho; e) validar o framework de gestão da curva de aprendizagem efetivando a transferência da aprendizagem para a prática do trabalho em uma organização brasileira. Para responder à pergunta-chave evidenciada na primeira frase deste resumo, foi necessário debruçar-se sobre as teorias que alicerçam os estágios de evolução de um Sistema de Educação Corporativa, o qual dá à luz o Modelo de Universidade Corporativa em Rede. Este último, o mais recente, contemporâneo e emergente da Sociedade do Conhecimento. Além disso, foi necessário buscar em teorias de ensino e aprendizagem, premissas importantes na educação de alunos profissionais adultos, dando destaque aos conceitos de curva de aprendizagem e transferência de aprendizagem para a prática de trabalho. Ao se deparar com novas funções e responsabilidades, há a necessidade de desenvolver novas competências, habilidades e atitudes (CHAs) para alcançar o desempenho competente na nova tarefa. Essa problemática foi resolvida por meio do Framework Ponte TAP. Isto é, ao desenvolver CHAs, foi preciso gerenciar a amplitude e a profundidade da curva dos profissionais, antes durante e depois das ações educacionais, até que a aprendizagem seja processada a partir da transferência de aprendizagem para a prática do trabalho. O Framework Ponte TAP foi constituído por quatro camadas essenciais para o planejamento, execução e gestão das ações educacionais, a saber: a) desenvolvimento humano e organizacional e o processo ?desempenho competente?; b) Universidade Corporativa em Rede e seus processos estruturantes; c) gestão da curva de aprendizagem por meio de ações de aprendizagem; d) processo de avaliação multinível e a transferência de aprendizagem para a prática do trabalho. O framework foi validado em uma organização brasileira de tecnologia e demonstrou ser efetivo, alcançando resultados que confirmam a aceleração da curva de aprendizagem e efetivação da transferência de aprendizagem para a prática de trabalho. Pode-se destacar três vieses contributivos do framework: a) contribuição teórica, que ficou evidente a partir do diálogo teórico-empírico entre universidade acadêmica e universidade corporativa, com discussões colaborativas, integrando conhecimentos estruturados aos conhecimentos embasados na experiência, o que, segundo David Kolb, resulta no real percurso de desenvolvimento profissional; b) contribuição para a ação, a partir da continuidade do Programa de Integração na organização e também pela rede colaborativa, que se estabeleceu entre mais de 20 stakeholders, os quais atuaram, de forma ativa, em cada uma das camadas de aplicação. Além da própria aceleração da curva de 12 meses para 3 meses; e) e contribuições práticas, uma vez que o framework é compatível com quaisquer análises que envolvam gestão da curva de aprendizagem e transferência de aprendizagem para a prática do trabalho, não sendo único e exclusivo do público e ambiente em que foi aplicado. Além disso, esse framework pode ser aplicado em redes internas e externas de aprendizagem, sendo uma importante ferramenta para profissionais e pesquisadores da área.Abstract: \"How can a Corporate Corporate University manage the learning curve, effectively transferring learning to work?\" Such problematization provoked the necessary trigger to constitute the general objective of this thesis: to propose a Framework for the management of the learning curve, effecting the transfer of learning to work practice. The literature mapped on the subject and its interrelations, do not show how the acceleration of the learning curve can effect the applicability of a knowledge (concept of learning transfer) after TD&E actions. Moreover, they focus their actions unilaterally on training, not advancing. for development and education actions). It is known that to manage the curve and enable the transfer it is important to understand the competent performance process, which covers external and internal conditions, the CHAs themselves, and the motivations of the employees. The above elements translated into the specific objectives of this study: (a) identify the constituent elements and agents involved to process competent performance; b) understand the Network Corporate University Model and its structuring processes; c) identify learning actions that enable the management of the learning curve; d) identify the multilevel evaluation process and its relation to the effective transfer of learning to work practice; e) validate the learning curve management framework by effecting the transfer of learning to work practice in a Brazilian organization. To answer the key question highlighted in the first sentence of this summary, it was necessary to address the theories that underlie the stages of evolution of a Corporate Education System, which gives birth to the Corporate Network University Model. The latter, the latest, contemporary and emerging Knowledge Society. In addition, it was necessary to seek in teaching and learning theories, important premises in the education of adult professional students, highlighting the concepts of learning curve and transfer of learning to work practice. When faced with new roles and responsibilities, there is a need to develop new skills, abilities and attitudes (CHAs) to achieve competent performance in the new task. This issue has been resolved through the TAP Bridge Framework. That is, when developing CHAs, it was necessary to manage the breadth and depth of the professionals' curve, before and after the educational actions, until learning is processed from the transfer of learning to work practice. The Ponte TAP framework consisted of four essential layers for the planning, execution and management of educational actions, namely: a) human and organizational development and the ?competent performance? process; b) Network Corporate University and its structuring processes; c) learning curve management through learning actions; d) multilevel assessment process and transfer of learning to work practice. The framework was validated in a Brazilian technology organization and proved to be effective, achieving results that confirm the acceleration of the learning curve and the effective transfer of learning to work practice. One can highlight three contributory biases of the Framework. Theoretical contributions that were evident from the theoretical-empirical dialogue, academic university-corporate university, with collaborative discussions, integrating structured knowledge with knowledge based on experience, which according to David Kolb results in the real course of professional development. Contribution to the action, from the continuity of the Integration Program in the organization, as well as by the collaborative network that was established among more than 20 stakeholders, who acted actively in each of the application layers. In addition to the acceleration of the curve itself from 12 months to 3 months. And practical contributions, since the Framework is compatible with any analysis involving learning curve management and transfer of learning to work practice, not being unique and unique to the audience and environment in which it was applied. In addition, this framework can be applied to internal and external learning networks, being an important tool for professionals and researchers in the field.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214423
Date: 2019


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