Title: | Práticas de gestão do conhecimento e barreiras à aprendizagem organizacional |
Author: | Figueiredo, Leonardo Souza Reis |
Abstract: |
Nos ambientes contemporâneos, onde o acúmulo de competências técnicas e mercadológicas é essencial, a mudança é um elemento chave para que as organizações tenham seu amadurecimento empresarial e consequente permanência no mercado. A mudança de pensamentos e atitudes por parte dos indivíduos, dos grupos e da organização é tratada aqui pela alcunha de aprendizagem organizacional, e como inúmeras outras mudanças, estão sujeitas à resistências e barreiras. Essas barreiras à aprendizagem se espalham por todos os processos da aprendizagem, desde o insight do indivíduo até a institucionalização de um conhecimento. Como forma de mitigá-las, apresentam-se as práticas de gestão do conhecimento, um conjunto de atividades relativas ao conhecimento, ligadas aos processos de identificação, criação, armazenamento, compartilhamento e utilização de conhecimentos voltados para o aperfeiçoamento da gestão do conhecimento nas organizações. Desta forma o objetivo desta pesquisa é estabelecer as relações entre barreiras à aprendizagem organizacional e as práticas de gestão do conhecimento em uma organização de base industrial tecnológica. Esta é uma pesquisa de natureza descritiva, que se utiliza de uma abordagem qualitativa na forma de um estudo de caso único em uma organização industrial de base tecnológica. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores e gerentes e observações dentro de uma organização escolhida. A análise destes dados foi realizada por meio de um cruzamento das informações contidas na literatura sobre os temas e as respostas obtidas nas entrevistas. Os resultados apontam a presença da aprendizagem organizacional na organização alvo, assim como barreiras a esta aprendizagem e a realização de práticas de gestão de conhecimento. Subsequentes análises permitem relacionar as barreiras à aprendizagem organizacional encontradas com as práticas de gestão do conhecimento consolidadas pela literatura. Mobilizando este conhecimento, pôde-se montar uma proposta que concilia práticas de gestão do conhecimento alinhadas com as necessidades da organização, visando atuar nos processos de aprendizagem organizacional considerados deficitários e levando em consideração os tipos de conhecimentos envolvidos. Acredita-se que a realização das ações propostas pela organização estudada contribuirá para a eficiência da aprendizagem organizacional e consequente renovação estratégica. Abstract: In contemporary environments, where the accumulation of technical and market skills, are minimum requirements for organizations not to have their business maturity and consequent survival endangered, change plays a key role for these organizations. Changing thoughts and attitudes on the part of individuals, groups and the organization is treated as organizational learning, and like countless other changes is subject to resistance and barriers. These barriers to learning spread across all learning processes, from and individual?s insight into the institutionalization of knowledge. As a way to mitigate these barriers knowledge management practices are presented, a set of activities related to knowledge, linked to the processes of identification, creation, storage, sharing and use of knowledge in the pursuit of improving knowledge management in organizations. Thus the objective of this research is to establish the relationship between barriers to organizational learning and knowledge management practices in a technology-based industrial organization. This descriptive research uses a qualitative approach in the form of a unique case study in a technology-based industrial organization. Data was collected through semi-structured interviews with directors and managers, and observations within a chosen organization. The analysis of these data was made by crossing the information contained in the literature and the answers obtained in the interviews. The results indicate the presence of organizational learning in the target organization, as well as barriers to this learning and the accomplishment of knowledge management practices. Subsequent analyzes make it possible to relate the barriers to organizational learning encountered with knowledge management practices consolidated in the literature. Using this knowledge, it was possible to create a proposal with several knowledge management practices aligned with the needs of the organization, aiming to act on organizational learning processes considered deficient and taking into consideration the types of knowledge involved. It is believed that the implementation of the actions proposed by the studied organization will contribute to the efficiency of organizational learning and consequent strategic renewal. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214274 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEGC0608-D.pdf | 3.085Mb |
View/ |