Abstract:
|
O estudo teve por objetivo compreender a constituição de uma aritmética para ensinar nas
práticas do/de ensino para os futuros professores do ensino primário em Santa Catarina, no
final do século XIX e início do século XX. Dessa forma, buscou-se responder à pergunta:
Quais os processos relativos à constituição dos saberes para ensinar aritmética nas práticas
do/de ensino para os futuros professores do ensino primário em Santa Catarina no final do
século XIX e início do século XX? As fontes privilegiadas na pesquisa foram as
determinações oficiais da educação catarinense, tanto da Escola Normal e do Instituto de
Educação (instituições formadoras), como dos Grupos Escolares (instituição primária),
instituídos no decorrer desse percurso, além de edições de jornais, manuais pedagógicos e
cadernos vinculados à realização de uma possível prática de/do ensino. Mobilizaram-se os
referenciais teóricos metodológicos da historiografia, em especial operaram-se com os
conceitos da cultura escolar (JULIA, 2001), embasados no ofício do historiador (BLOCH,
2001). Houve apropriação do quadro teórico referente aos saberes presentes na formação do
professor, sendo os saberes para ensinar e os saberes a ensinar (HOFSTETTER;
SCHNEUWLY, 2009). Conseguiu-se configurar três momentos na formação prática do futuro
professor catarinense. O primeiro, caracterizado como uma Prática do Ensino, ou seja,
vinculada à observação, convivência e imitação de atividades de ensino. O segundo, uma
transição da Prática do Ensino para a Prática de Ensino, na qual ainda há uma mera
observação, entretanto vincula-se a uma formação escolarizada. E, por fim, uma disciplina
instituída na instituição formadora, passando a receber normatizações, assim caracterizando a
Prática de Ensino. Concluiu-se, em relação a uma aritmética para ensinar mobilizada nestes
momentos, que se configurava, em grande parte, naquela vinculada no grupo escolar, ou seja,
na instituição primária. Destacando-se como conteúdos as quatro operações básicas nestes
momentos de realização das práticas |
Description:
|
Lunkes, Maiara Elis. Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1882-1950) / Maiara Elis Lunkes; orientador, David Antonio da Costa, coorientador, Iara ZImmer, 2019. 162 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e matemáticas, Programa de Pós- Graduação em Educação CIentífica e Tecnológica, Florianópolis, 2019. 1 Educação Científica e Tecnológica. 2. Aritmética. 3. Formação de Professores. 4. Saberes para ensinar. 5. Prática de/do ensino. I. Costa, David Antonio da. II. Zimmer, Iara. III. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica. IV. Título. |