Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1892-1950)

DSpace Repository

A- A A+

Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1892-1950)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, David Antonio da
dc.contributor.author Lunkes, Maiara Elis
dc.date.accessioned 2020-09-19T00:05:12Z
dc.date.available 2020-09-19T00:05:12Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212893
dc.description Lunkes, Maiara Elis. Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1882-1950) / Maiara Elis Lunkes; orientador, David Antonio da Costa, coorientador, Iara ZImmer, 2019. 162 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e matemáticas, Programa de Pós- Graduação em Educação CIentífica e Tecnológica, Florianópolis, 2019. 1 Educação Científica e Tecnológica. 2. Aritmética. 3. Formação de Professores. 4. Saberes para ensinar. 5. Prática de/do ensino. I. Costa, David Antonio da. II. Zimmer, Iara. III. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica. IV. Título. pt_BR
dc.description.abstract O estudo teve por objetivo compreender a constituição de uma aritmética para ensinar nas práticas do/de ensino para os futuros professores do ensino primário em Santa Catarina, no final do século XIX e início do século XX. Dessa forma, buscou-se responder à pergunta: Quais os processos relativos à constituição dos saberes para ensinar aritmética nas práticas do/de ensino para os futuros professores do ensino primário em Santa Catarina no final do século XIX e início do século XX? As fontes privilegiadas na pesquisa foram as determinações oficiais da educação catarinense, tanto da Escola Normal e do Instituto de Educação (instituições formadoras), como dos Grupos Escolares (instituição primária), instituídos no decorrer desse percurso, além de edições de jornais, manuais pedagógicos e cadernos vinculados à realização de uma possível prática de/do ensino. Mobilizaram-se os referenciais teóricos metodológicos da historiografia, em especial operaram-se com os conceitos da cultura escolar (JULIA, 2001), embasados no ofício do historiador (BLOCH, 2001). Houve apropriação do quadro teórico referente aos saberes presentes na formação do professor, sendo os saberes para ensinar e os saberes a ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009). Conseguiu-se configurar três momentos na formação prática do futuro professor catarinense. O primeiro, caracterizado como uma Prática do Ensino, ou seja, vinculada à observação, convivência e imitação de atividades de ensino. O segundo, uma transição da Prática do Ensino para a Prática de Ensino, na qual ainda há uma mera observação, entretanto vincula-se a uma formação escolarizada. E, por fim, uma disciplina instituída na instituição formadora, passando a receber normatizações, assim caracterizando a Prática de Ensino. Concluiu-se, em relação a uma aritmética para ensinar mobilizada nestes momentos, que se configurava, em grande parte, naquela vinculada no grupo escolar, ou seja, na instituição primária. Destacando-se como conteúdos as quatro operações básicas nestes momentos de realização das práticas pt_BR
dc.title Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1892-1950) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Zimmer, Iara


Files in this item

Files Size Format View
MAIARA L. DISSERTAÇÃO.pdf 2.410Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar