Abstract:
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São nove os ensaios aqui reunidos, de estudiosos e professores
de Brasil, Itália, Argentina e Estados Unidos, que, acatando o desafio
da proposta, abrangem diversos assuntos e perpassam por diversas
expressões artísticas. Ainda que a direção dos percursos de leitura seja
múltipla e variável, sugerimos um primeiro olhar a partir da presença
intempestiva de Dante Alighieri, que atravessa e contamina séculos
de história literária, perdurando até nossa atualidade. Continuando
com poesia, chega-se a uma reflexão central no século XX, que é a
da renovação métrica, entre tradição e (neo)vanguarda, aqui trazida
por meio de uma incursão por autores como Giovanni Raboni,
Andrea Zanzotto e Patrizia Valduga. A reflexão proposta sobre
neovanguarda italiana tem sua tônica na revista Malebolge (eis mais
uma referência a Dante!), que, ao lado de outras publicações como
il verri, marcou certas polêmicas da década de 1960. A experimentação
com a linguagem retorna em dois ensaios dedicados a Giorgio
Manganelli — autor que também contribuiu para a neovanguarda
—, focando algumas peculiaridades, dos aspectos sonoros às formas
breves, intrínsecas à sua narrativa (às vezes estranhante). Um quarto e
último olhar se concentra na imbricada relação entre texto e imagem,
tocando na acepção mais específica de icono- e fototexto, a partir de
experiências que vão de Balzac a Georges Rodenbach, de Michele
Mari a Paolo Sorrentino e Giorgio Agamben. |