Games e o controle inibitório: uma proposta de desenvolvimento de um jogo para o desenvolvimento do controle emocional em crianças
Author:
Silva, Guilherme Gomes
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo busca apresentar um relatório sobre as experiências e atividades realizadas duraante um ano como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). As atividades do projeto de pesquisa vinculado ao no Laboratório de Pesquisa e Extensão em Jogos Cognitivos – LabLudens / UFSC tinha como objetivo investigar o uso dos games em relação ao controle inibitório, destacando-se a emoção, propondo a criação de um protótipo do jogo e avaliar seu impacto sobre a competência emocional.. Primeiramente, conceituaremos aspectos importantes como funções executivas, controle inibitório, emoções e a relação destes com a aprendizagem e em seguida, citaremos pesquisas que relatam a ação positiva de jogos eletrônicos sobre esses construtos. Na metodologia, serão abordadasabordados as atividades feitas no laboratório e ao final serão apresentados os resultados destas atividades e os benefícios da Iniciação Científica (I.C.) para a formação acadêmicaos procedimentos efetuados assim como os instrumentos utilizados. Os resultados apresentaram uma baixa melhora na média dos desempenhos do grupo experimental, na comparação antes e depois da aplicação dos jogos, e também quando comparados com o grupo controle.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Ciências da Educação.