Existencialismo e sociologia crítica da educação: contribuições dos estudos (auto) biográficos à pesquisa educacional
Author:
Quadros, Lauryn Nunes de
Abstract:
O presente estudo procura analisar, entender e produzir conceitos a cerca do Projeto e Desejo de ser professor(a) de Educação Física, de forma a encontrar pontos que atravessam uma vida e potencialize o Projeto e por conseguinte, o Desejo. É através dos métodos narrativos como a biografia, a autobiografia e a trajetória de vida que os elementos em comum aparecem nessas vidas tão singulares, mas ao mesmo tempo tão universais. Assim, uma inicial e extensa revisão de literatura acerca dos métodos biográficos se faz primordial para concretizarmos uma base teórico-metodológica que futuramente auxilie na análise de memoriais biográficos dos estudantes da disciplina Estágio I em Educação Física. Utilizaremos apenas um trabalho de cunho manual de revisão de literatura, os fichamentos de artigos. Estes possibilitam colocar espécies de resumos lado a lado e comparar os diferentes estudos acerca do método. Para além do Projeto e Desejo individual, o estudo nos possibilita colocar em questão a formação inicial de professores e como esta influencia direta e indiretamente a constituição diferentes projetos de ser professor.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino.