Conteúdo e forma escolar em tempos de luta social e de trabalho simples
Author:
Flores, Mariana da Silva
Abstract:
O presente relatório de Iniciação Científica é parte da pesquisa intitulada “Conteúdo e Forma Escolar em tempos de luta social e de trabalho simples” coordenado pela Prof. Sandra Luciana Dalmagro do EED/CED/UFSC. Neste ano nos dedicamos a duas frentes de trabalho, a primeira consistiu na organização e revisão dos arquivos da pesquisa relativamente à Educação na Rússia Soviética, realizados no ano anterior, elaborando uma linha do tempo da Revolução e da questão educacional, chegando até o ano de 1931. Já a segunda frente de trabalho consistiu na realização de uma pesquisa no Portal de Periódicos Capes, selecionando trabalhos que tenham por foco a forma escolar. Neste portal foram encontrados 17 trabalhos, sendo 8 selecionados para análise. Todos os trabalhos foram produzidos recentemente - a partir de 2009 e tem em comum remeter-se a um mesmo texto base acerca desta categoria, dos autores Vicent, Lahire e Thin, publicado no Brasil em 2001. A forma escolar é compreendida de modo crítico, isto é, em relação à forma social mais ampla, mas esta categoria não chega a ser aprofundada ou problematizada, além do que já estava posto no texto basilar de 2001. Destaca-se ainda que 4 artigos debatem a forma escolar a partir de disciplinas escolares, nomeadamente artes, educação física e história. Por fim, 5 dos 8 artigos aproximam o debate da forma escolar ao de cultura escolar, ainda que não seja possível identificar se estes são tratados como sinônimos devido à insuficiente conceituação de ambos nos textos. Concluímos que o debate quanto à forma escolar é pouco difundido no Brasil, além de recente e carece de maior aprofundamento e problematização
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Ciências da Educação.