Alfabetização científica e tecnológica na infância e a experimentação com crianças
Author:
Voigt, Matheus Reiter
Abstract:
Apesar da significativa evolução no que se refere ao acesso à escola, o acesso a certos conhecimentos, principalmente científicos, vem se tornando algo distante às realidades escolares (principalmente situadas em locais periféricos). Com o intuito de diminuir essas lacunas presentes na educação básica com relação ao acesso à ciência, as ações de extensão universitária ocupam uma posição de ampla relevância, pois viabilizam a difusão, socialização e a democratização dos saberes já existentes e ali produzidos. Visto que a infância é a época crucial para o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, há a importância da aprendizagem de ciências, tais como a química, que ampliem a visão global da ciência, conduzindo à necessidade de refletir e compreender, desenvolvendo criticidade. Apesar das barreiras estruturais e políticas, além de concepções de alguns educadores com relação a democratização da ciência para as crianças, ter acesso à educação científica e tecnológica desde a infância é um direito de todos, que corresponde ao direito e ao dever de se posicionar, tomar decisões e intervir responsavelmente no meio social.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação. Departamento de Ciências Exatas e Educação.