Comparação entre a utilização de diferentes conjuntos de dados para a modelagem e identificação de acadêmicos em risco: Desenvolvimento de uma Dashboard de Learning Analytics e estudo bibliográfico de ferramentas análogas.

DSpace Repository

A- A A+

Comparação entre a utilização de diferentes conjuntos de dados para a modelagem e identificação de acadêmicos em risco: Desenvolvimento de uma Dashboard de Learning Analytics e estudo bibliográfico de ferramentas análogas.

Show full item record

Title: Comparação entre a utilização de diferentes conjuntos de dados para a modelagem e identificação de acadêmicos em risco: Desenvolvimento de uma Dashboard de Learning Analytics e estudo bibliográfico de ferramentas análogas.
Author: Centenaro, Belisa Renata Arnhold
Abstract: O grande uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) por instituições de ensino permite a coleta de dados educacionais antes inimagináveis. Este grande volume de dados necessita tratamento e uma apresentação amigável e compreensível para se tornar informação capaz de gerar e transmitir conhecimento. Estas informações podem ser usadas tanto para apresentar a situação atual quanto para prever comportamentos, através de técnicas preditivas. Utilizando registros do Moodle, AVA largamente utilizado no Brasil e no mundo, este projeto visou desenvolver uma dashboard para auxiliar professores a entender o comportamento dos discentes no ambiente virtual, como seus padrões de acesso e notas. A dashboard, desenvolvida como um plugin para moodle, conta também com um módulo de predição, no qual dados de turmas passadas são usadas para treinar modelos preditivos que geram prognósticos sobre o desempenho dos alunos atualmente matriculados no curso. A pesquisa para o desenvolvimento da dashboard também deu origem a uma revisão bibliográfica de ferramentas análogas. Cinquenta e um artigos foram selecionados para análise multidimensional. Sete dimensões e três subdimensões analisaram as fontes de dados das ferramentas, seus objetivos, as técnicas empregadas e para quem elas se destinam. Também são analisados o nível de maturidade da ferramenta, a abordagem de pesquisa do artigo que a descreve e a abordagem ou não de questões éticas.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Ciências, Tecnologias e Saúde. Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212084
Date: 2020-08-22


Files in this item

Files Size Format View
belisa_centenaro.mp4 17.43Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar