Comparação entre a utilização de diferentes conjuntos de dados para a modelagem e identificação de acadêmicos em risco: Desenvolvimento de uma Dashboard de Learning Analytics e estudo bibliográfico de ferramentas análogas.

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Comparação entre a utilização de diferentes conjuntos de dados para a modelagem e identificação de acadêmicos em risco: Desenvolvimento de uma Dashboard de Learning Analytics e estudo bibliográfico de ferramentas análogas.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cechinel, Cristian
dc.contributor.author Centenaro, Belisa Renata Arnhold
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-25T21:38:34Z
dc.date.available 2020-08-25T21:38:34Z
dc.date.issued 2020-08-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212084
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Ciências, Tecnologias e Saúde. Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract O grande uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) por instituições de ensino permite a coleta de dados educacionais antes inimagináveis. Este grande volume de dados necessita tratamento e uma apresentação amigável e compreensível para se tornar informação capaz de gerar e transmitir conhecimento. Estas informações podem ser usadas tanto para apresentar a situação atual quanto para prever comportamentos, através de técnicas preditivas. Utilizando registros do Moodle, AVA largamente utilizado no Brasil e no mundo, este projeto visou desenvolver uma dashboard para auxiliar professores a entender o comportamento dos discentes no ambiente virtual, como seus padrões de acesso e notas. A dashboard, desenvolvida como um plugin para moodle, conta também com um módulo de predição, no qual dados de turmas passadas são usadas para treinar modelos preditivos que geram prognósticos sobre o desempenho dos alunos atualmente matriculados no curso. A pesquisa para o desenvolvimento da dashboard também deu origem a uma revisão bibliográfica de ferramentas análogas. Cinquenta e um artigos foram selecionados para análise multidimensional. Sete dimensões e três subdimensões analisaram as fontes de dados das ferramentas, seus objetivos, as técnicas empregadas e para quem elas se destinam. Também são analisados o nível de maturidade da ferramenta, a abordagem de pesquisa do artigo que a descreve e a abordagem ou não de questões éticas. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Dashboards, estatística descritiva, visualização de dados, Moodle pt_BR
dc.subject Dashboards pt_BR
dc.subject estatística descritiva pt_BR
dc.subject visualização de dados pt_BR
dc.subject Moodle pt_BR
dc.title Comparação entre a utilização de diferentes conjuntos de dados para a modelagem e identificação de acadêmicos em risco: Desenvolvimento de uma Dashboard de Learning Analytics e estudo bibliográfico de ferramentas análogas. pt_BR
dc.type Video pt_BR


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