O cuidado de enfermagem no período perioperatório na perspectiva do ensino, assistência, segurança e gestão: etapa ensino
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Amante, Lúcia Nazareth |
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dc.contributor.author |
Branga, Luana |
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dc.contributor.other |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC |
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dc.date.accessioned |
2020-08-25T11:57:11Z |
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dc.date.available |
2020-08-25T11:57:11Z |
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dc.date.issued |
2020-08-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211974 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Ciências da Saúde. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: Este relatório é um recorte de um macroprojeto integrador, que tem o objetivo de propor e avaliar ações e estratégias educacionais junto as equipes de saúde no contexto do cuidado de enfermagem no período perioperatório e desenvolver e avaliar soluções para melhoria da cultura e segurança do paciente no contexto do cuidado de enfermagem no período perioperatório. Nesta pesquisa foi trabalhado o objetivo: analisar os resultados da aplicação de diferentes tecnologias de cuidado e de ensino-aprendizagem para a segurança do paciente e o cuidado de enfermagem no período perioperatório. Método: Quantitativo e qualitativo, exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizados os instrumentos o Learning Object Review Instrument (LORI) e o NASA Task Load Index (NASA TLX). Devido a pandemia por COVID-19 e ausência das aulas presenciais os instrumentos não foram aplicados presencialmente, sendo necessário o uso das ferramentas online para a conclusão da pesquisa. Os instrumentos Learning Object Review Instrument (LORI) e o NASA Task Load Index (NASA TLX) foram transportados para um formulário online no Google Forms, o link de acesso ao formulário foi enviado aos discentes via whatsApp, e-mail, MOODLE e Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR). Para análise dos dados do perfil epidemiológico (sociais e demográficos) e das variáveis descritivas foi utilizado análise de estatística descritiva. Os resultados são apresentados em forma de quadros. O projeto está aprovado pelo Departamento de Enfermagem e pelo Comitê de ética em Pesquisa com Seres Humanos. Conclusão: O presente estudo e seus resultados contribuem para um melhor entendimento do impacto positivo das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizado, no conhecimento sólido, crítico e na prestação de um cuidado de qualidade. Obteve-se também resultados em relação as metodologias ativas de ensino e seu impacto negativo na vida dos discentes acarretando uma maior carga mental, temporal, estresse e frustação.
Descritores: metodologias ativas, enfermagem, impacto das metodologias. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
educação em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.title |
O cuidado de enfermagem no período perioperatório na perspectiva do ensino, assistência, segurança e gestão: etapa ensino |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
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