Estudo comparativo com duas sequências de tarefas focadas para o aprendizado de perguntes iniciadas com wh-words/phrases

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Title: Estudo comparativo com duas sequências de tarefas focadas para o aprendizado de perguntes iniciadas com wh-words/phrases
Author: Gesser, Andressa Regiane
Abstract: Esta pesquisa comparou duas sequências de tarefas com insumo encharcado e destacado para o aprendizado de wh-words/phrases na posição de sujeito e objeto. A diferença entre elas foi a presença de uma tarefa de conscientização gramatical (TCG) em uma das sequências. O objetivo foi investigar o efeito dessa tarefa na formulação de perguntas com pronomes interrogativos na posição de sujeito e objeto por alunos de ensino médio. Foram sete tarefas para cada sequência, ancoradas no construto tarefa (ELLIS, 2003) e na noção de instrução com foco na forma (SPADA, 1997). A Tarefa 1 consistiu em um jogo de perguntas e respostas sobre as matérias escolares. A Tarefa 2 envolveu a elaboração de uma prova de geografia com base nas perguntas fornecidas. A Tarefa 3 consistiu na elaboração de duas perguntas com duas alternativas para um jogo. A Tarefa 4 foi um jogo, similar ao da Tarefa 1. A Tarefa 5 envolveu o preenchimento de um formulário escolar com base na correção dos alunos em duas provas. A Tarefa 6 foi similar a Tarefa 3 e envolveu a produção de duas perguntas abertas para um jogo. As três primeiras foram elaboradas para encharcar e destacar as wh-words/phrases em posição de sujeito, enquanto que as outras três se concentraram nas wh-words/phrases em posição de objeto. A Tarefa 7 foi uma TCG aplicada no grupo experimental. Na Tarefa 7 aplicada no grupo controle, os alunos tiveram que selecionar duas questões que eles queriam que fossem respondidas por celebridades específicas e enviá-las para o editor-chefe de uma revista. Os dados foram coletados por meio de pré- e pós-testes e o desempenho dos alunos foi comparado para responder às seguintes perguntas: (i) Qual é o desempenho dos alunos submetidos a duas sequências de tarefas (com e sem a presença de uma TCG), em termos de produção e reconhecimento de perguntas com wh-words/phrases na posição de sujeito e objeto?; (ii) Qual sequência de tarefas mostra ser mais vantajosa para o aprendizado de perguntas iniciadas com wh-words/phrases na posição de sujeito e objeto?; (iii) Que efeito a tarefa de conscientização gramatical tem sobre a formulação correta dessas perguntas?; Os dados também foram revisitados para identificar e analisar os erros mais frequentes na produção dos alunos e responder a esta pergunta (iv) Que erros mais comuns podem ser observados nas produções dos estudantes?. Os resultados mostraram que maioria dos alunos do GC e do GE conseguiu formular perguntas corretas com pronomes interrogativos na posição de sujeito, em ambos pré- e pós-teste, obtendo um avanço percentual, porém esse avanço não foi estatisticamente significativo ao final das sequências de tarefas implementadas. Nas perguntas com wh-word/phrase na posição de objeto (estrutura complexa), observou-se que a maioria dos alunos de ambos os grupos não foi capaz de mostrar progresso, produzindo perguntas, na grande maioria, sem a inserção do verbo auxiliar, seguindo a ordem canônica da língua (S-V-O). No reconhecimento gramatical, apenas o grupo controle mostrou um aumento estatisticamente significativo na comparação entre pré e pós-teste e apenas na estrutura simples (wh-word/phrase na posição de sujeito). Estes resultados sugerem que sequência de tarefas com a TCG, que buscou um nível maior de explicitação, não foi suficiente para promover a aprendizagem, possivelmente, pela falta de conhecimento linguístico dos alunos sobre a língua.<br>Abstract : This research compared two task sequences with input flooding and input enhancement in subject and object wh-words/phrases learning. The difference between them was the presence of a consciousness-raising task (CRT) in one of the sequences. The objective was to investigate the effect of this task in the formulation of questions with interrogative pronouns in the subject and object position by students from high school. There were seven tasks for each sequence, anchored in the task construct (ELLIS, 2003) and in the notion of form-focussed instruction (SPADA, 1997). Task 1 was a question and answer game about the school subjects. Task 2 involved the design of a geography test based on the questions provided. Task 3 consisted in the production of two questions with two alternatives for a game. Task 4 was a game, similar to Task 1. Task 5 involved filling out a school form based on students? correction in two exams. Task 6 was similar to Task 3, and involved the production of two open questions for a game. The first three tasks were designed to flood and enhance subject wh-words/phrases, while the other three focused on wh-words/phrases in object position. Task 7 was a (CRT) applied in the experimental group. In Task 7 apllied in the control group, the students had to select two questions they wanted to be answered by particular celebrities and send them to the editor-in-chief of a magazine. Data were collected through pre- and post-tests and the students' performance was compared to answer the following questions: (i) What is the performance of the students submitted to two task sequences (with and without the presence of a CRT ), in terms of the production and recognition of subject and object wh-words / phrases?; (ii) What task sequence shows to be more advantageous for learning questions initiated with wh-words / phrases in the position of subject and object?; (iii) What effect does the consciousness-raising task have on the correct formulation of these questions?. Data were also revisited to identify and analyze the most frequent errors in students? performance and to answer this question: (iv) What common errors can be observed in students' productions?. The results showed that most of CG and EG students were able to formulate correct questions with wh-word/phrase in the subject position, in both pre- and post-test, obtaining a percentage advance, but this advance was not statistically significant at the end of the tasks sequences implementation. In the questions with wh-word/phrase in the object position (complex structure), it was observed that the majority of the students of both groups was not able to show progress, producing questions, in the great majority, without the insertion of the auxiliary verb, following the canonical order of language (S-V-O). In grammatical recognition, only the control group showed a statistically significant increase in the comparison between pre- and post-test and only in the simple structure (subject wh-word/phrase). These results suggest that the task sequence with the CRT, which aimed a greater level of explicitness, was not enough to promote learning, possibly due to the lack of students? linguistic knowledge of the language.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211563
Date: 2019


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