Title: | A prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica: o que orientam os documentos parametrizadores? |
Author: | Torquato, Joaquim Verginio |
Abstract: |
O presente estudo teve como objetivo compreender o que orientam os documentos parametrizadores da educação de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental sobre a prática de análise linguística. A pesquisa buscou analisar as orientações presentes nos documentos parametrizadores a partir das proposições do Círculo de Bakhtin, analisando o entre-espaço no decorrer do tempo histórico e suas transformações, comparando os documentos quanto aos encaminhamentos de base dialógica para o trabalho com a prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa em contexto de Ensino Fundamental de Santa Catarina. Com vistas ao direcionamento de um estudo em linguística aplicada buscou-se um delineamento que se configurou na perspectiva qualitativa de natureza bibliográfica com características exploratórias, por meio da análise documental. A partir do embasamento teórico situado nas proposições do círculo e das reflexões sobre o ensino de Língua no contexto educacional discutiu-se o conceito de gramática, de sujeito, de língua(gem) e os fundamentos do ensino de Língua Portuguesa, assim como a prática de análise linguística propriamente dita. Ao observar as proposições encontradas nos documentos analisados percebemos que estes não trazem fundamentos teórico-metodológicos que explicitem a prática de análise linguística quanto a sua operacionalização, mas os documentos denotam a procedimentos e ações e até conteúdos direcionados à prática de análise linguística. Nesse sentido, destacamos que a prática de análise linguística emerge da língua(gem) em uso, a partir do gênero discursivo por meio da reflexão. A reflexão nasce a partir da materialidade linguística presente no gênero discursivo que demanda de explicitações, análise de recorrências, sistematizações, conceituações que sirvam de embasamento para a potencialização das interações discursivas dos educandos.<br> Abstract: The present study had the objective to understand the orientations of the parameters documents of Portuguese language education in the elementary School about the practice of linguistic analysis. It searched to analyze the orientations presented in the parameters documents from the propositions of Bakhtin?s Circle, analyzing the between-space in the elapse of historical time and its transformations measuring this documents in the directions of dialogical basis for the work with the practice of linguistic analysis in classes of Portuguese Language in contexts of Elementary School in the Santa Catarina state. With a view to direction of a study in applied linguistics searched a delineation that was configured in the qualitative research of bibliographic nature with exploratory characteristics, through documentary analysis. From the theoretical basis situated in the propositions of the Bakhtin?s circle and the reflections on the teaching of Language in the educational context discussed in teaching, the concept of grammar, subject, language and the fundamentals of teaching of Portuguese language, as well as the practice of linguistic analysis proper. Observing the propositions found in the documents analyzed we realize that these do not bring theoreticalmethodological foundations that explain the practice of linguistic analysis to their operationalization, but the documents denote procedures and actions and even contents directed to the practice of linguistic analysis. In this sense, we emphasize that the practice of linguistic analysis emerges from the language in use, through the reflection of the discursive genres, in which the reflection of the linguistic materiality present in the text demands of explications, analysis of recurrences, systematizations, conceptualizations that serve as support for the potentialiation of the students' discursive interactions. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211249 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0785-D.pdf | 1.140Mb |
View/ |