Formação continuada de docentes dos anos iniciais: o processo de alfabetização sob a perspectiva histórico-cultural em causa

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Formação continuada de docentes dos anos iniciais: o processo de alfabetização sob a perspectiva histórico-cultural em causa

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Title: Formação continuada de docentes dos anos iniciais: o processo de alfabetização sob a perspectiva histórico-cultural em causa
Author: Klippel, Marivane Pereira
Abstract: Esta dissertação está delimitada à formação de professores alfabetizadores, a partir da discussão do processo de apropriação do sistema de escrita alfabética nos/para os usos sociais da escrita em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, objetivando contribuir para práticas docentes mais convergentes com a perspectiva histórico-cultural, defendida nos documentos parametrizadores de ensino (DCNs, 2013; PC/RS, 2014), por meio um curso de formação continuada, organizado com vistas à ressignificação dessas práticas. Este estudo está inscrito teoricamente na base histórico-cultural, tendo sido levado a termo por meio de uma pesquisa-ação, fundamentada em autores como Vigotski (2007 [1984]), Saviani (2012 [1983]), Serrão (2006) e Smolka (2012).Este estudo tem como ponto de partida a seguinte questão: Se e de que maneira um curso de formação continuada in loco pode contribuir para uma atuação de docentes alfabetizadores paulatinamente mais convergente com a perspectiva histórico-cultural, defendida pelos documentos parametrizadores de ensino contemporâneos? Como objetivo geral, esta pesquisa buscou analisar se/como um curso de formação continuada pode contribuir para ressignificar as práticas de ensino de professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tematizando fundamentação teórico-filosófica das ações e pressupostos teórico-metodológicos dessas práticas por meio de um curso de formação continuada in loco. Como resultado das análises empreendidas neste estudo, identificamos, como especificidades de uma formação continuada in loco, a aproximação do pesquisador para com os docentes que atuam numa instituição específica, visto que este processo parece oferecer subsídios para discussões acerca das dificuldades e/ou complexidades vividas pelos docentes com os alunos de uma determinada comunidade. Ainda como resultado da análise proposta por este estudo, reiteramos indícios de reverberações no que compete ao estabelecimento de relações entre teoria e prática por parte dos professores voluntários participantes do curso de formação continuada em tela. O presente estudo apontou, diante das discussões evidenciadas no curso em questão, que o professor alfabetizador não pode comprometer-se com uma formação humana integral se ele não tem em si formação na mesma dimensão.Abstract: This dissertation is delimited to the formation of literacy teachers, from the discussion of the process appropriation of the alphabetic writing system in the/for the social uses of the writing in the Initial Years of the Elementary, aiming at contributing for teaching practices more convergent with the historical and cultural perspective, advocated in the teaching parameterized documents (DCNs, 2013; PC/RS, 2014), through a continuing formation course, organized with a view to the redefinition of these practices. This study is based on the historical-cultural theory, brought to completion through an action research, reasoned in authors such as Vigotski (2007 [1984]), Saviani (2012 [1983]), Serrão (2006) and Smolka (2012). This study has as starting point the next question: If and in what way an in loco continuing formation course can contribute to the acting of literacy teachers gradually more convergent with the historical- cultural perspective, advocated in the contemporary teaching parameterized documents? As overall objective, this research sought to analyze if/how a continuing formation course can contribute to redefine the teaching practices of teachers acting in the Initial Years of the Elementary, theming theoretical-philosophical rationale of the actions and theoretical-methodological suppositions of these practices through a continuing formation course in loco. As a result of the analysis undertaken in this study, we identified, as specificities of an in loco continuing formation, the approach of the researcher with the teachers that act in a specific institution, since this process seems to offer subsidies for discussions about the difficulties and/or complexities faced by the teachers with the students from a certain community. Still as result of the analysis proposed by this study, we reiterate signs of reverberations with regards to the establishment of relationships between theory and practice by the volunteer teachers, participants from continuing formation course on screen. This study pointed, before the discussions highlighted in the course in question, that the literacy teacher cannot engage in a whole human formation if he doesn?t have in himself a formation in the same dimension.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210381
Date: 2018


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