O ensino da Língua Portuguesa no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português

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O ensino da Língua Portuguesa no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português

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Título: O ensino da Língua Portuguesa no Estágio Supervisionado do curso de Letras Português
Autor: Bacelar, Helena Quiroga
Resumo: Esta pesquisa analisa 32 propostas de ensino na forma de projetos de docência com planos de aula que compõem relatórios finais das disciplinas de Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I e II do curso de Letras Português da UFSC. Tais propostas foram implementadas de 2012 a 2019 sob a orientação da Prof. Drª Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott e foram aplicadas no Ensino Fundamental e Médio. As propostas de ensino foram analisadas buscando identificar quais pressupostos teóricos norteiam a prática dos estagiários, qual o foco organizador do trabalho com as práticas de uso da língua e como esse trabalho acontece, além das variáveis incidindo sobre as escolhas dos estagiários. O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental e de base interpretativista e a metodologia seguida consistiu na sistematização e na análise dessa sistematização que se deu por meio de uma tabela buscando identificar as seguintes variáveis em cada proposta de ensino: i) professor orientador; ii) nome dos alunos/autores do trabalho; iii) título do trabalho; iv) ano em que o trabalho foi desenvolvido; v) campo de estágio e professor regente; vi) ano escolar em que a proposta foi realizada; vii) foco e viii) atividades desenvolvidas e conteúdos trabalhados. Observou-se que a organização do trabalho com as práticas de uso da língua a partir de um gênero do discurso preponderou, além disso, no Ensino Médio há maior diversidade de formas de organização das propostas de ensino. Com relação ao trabalho com as práticas de uso da língua, a escrita e a oralidade são as práticas mais trabalhadas, embora a primeira seja sistematizada e a segunda não, e a análise linguística é a prática menos trabalhada na maior parte das propostas. Conclui-se que os estagiários demonstram coerência entre a prática e a teoria que orienta a prática por eles apresentada, tanto na escolha do foco organizador da proposta de ensino, quanto no trabalho com as práticas de uso da língua.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210242
Data: 2020-08-15


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