Abstract:
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Diante de questionamentos que carrego desde minha escolarização básica até a conclusão de meu curso de licenciatura, busquei, mediante o desenvolvimento deste trabalho, analisar como a evolução biológica se apresenta em livros didáticos de Ciências. Para atingir esse objetivo, realizei uma pesquisa qualitativa, em que, inicialmente, identifiquei a coleção de livros mais utilizada, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2017), pela rede pública municipal de ensino de Florianópolis/SC. Em um primeiro momento, realizei a leitura transversal de todos livros da coleção, caracterizando-a e destacando os trechos em que temas relacionados com evolução biológica eram explicitados. A partir disso, analisei tais trechos mediante critérios elaborados tanto a priori quanto a posteriori, os quais versam sobre a presença do tema evolução biológica na estruturação da coleção e nos objetivos de ensino atribuídos pelos autores, a articulação do tema evolução biológica com aspectos ligados à história da ciência e as perspectivas trazidas para ensino de temas de evolução biológica. Tais elementos de análise contribuíram para que pudesse discutir se a evolução biológica consiste como eixo central da coleção. Ao final da investigação, percebi que isso não ocorre, já que a maior parte dos trechos identificados se encontram no volume do 7º ano em seções bem delimitadas, compondo a Unidade 2. Relaciono isso ao fato de que a disciplina escolar de Ciências não apresenta apenas temas ligados às Ciências Biológicas, mas também aos campos de conhecimento da Física, Química e Geociências. Ainda sobre a coleção, é importante destacar que são apresentados, principalmente na discussão sobre a seleção natural, elementos da história da construção do pensamento evolucionista, que a abordagem dada para o tema de especiação é feita a partir de exemplos do cotidiano e que, para a compreensão da noção de ancestralidade, faz-se o interessante uso de filogenias. Percebo que a apresentação da evolução biológica na coleção promove a reflexão do papel ecológico do ser humano na natureza, o que contribui com o processo de alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. Destaco, ainda, que nesta pesquisa estabeleceram-se alguns critérios para a análise da evolução biológica em livros didáticos, mas que ainda é necessário mais aprofundamento, por parte da área de pesquisa no ensino de Ciências, sobre como essa pode ser ensinada, especificamente, no Ensino Fundamental e como esse tema pode ser articulado com outros durante todo o processo de escolarização dos estudantes. |